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Resoluções de final de ano para o marketing

Elissa Fink, da Tableau Software, elenca cinco passos para implementar mudanças


12 de janeiro de 2017 - 11h11

(*) Por Drew Neisser, do Advertising Age

O problema com as resoluções de ano novo é esse: nós tratamos como desafios de tudo ou nada. Ir para a academia todos os dias, ou você falhou. Ouvir um podcast informativo todos os dias, ou você falhou. Com um caminho tão árduo para o sucesso, é de se esperar que a gente canse das nossas promessas no meio de janeiro.

Com sorte, nós, do marketing, aprendemos a lidar com isso de uma maneira um pouco diferente, focando em realizar mudanças que possuem como objetivo serem duradoras. Uma pessoa familiar com esse estratégia de crescimento efetivo é Elissa Fink, da Tableau Software. Depois de começar na área de vendas de anúncios no Wall Street Journal, ela se juntou a Tableu tinha cerca de 40 funcionários. Um IPO e três mil contratações depois, Fink agora comanda o departamento de marketing da Tableu como chief marketing officer.

Estar com a empresa há mais de 10 anos dá a Fink uma perspectiva única de sua transformação. “Você consegue ver a evolução naquilo que você está tentando alcançar e ver que coisas que você semeou meses e anos atrás estão florescendo”, diz a executiva. Parte de suas conquistas incluem a aprovação do The CMO Club, que a premiou no ano passado com o Leadership Award por ter “demonstrado liderança em crescimento, condução e motivação de uma organização de alta performance em marketing”.

Sem mais delongas, aqui estão cinco insights da Fink sobre criar um crescimento duradouro em qualquer organização:

1. Crescimento significa mudança. Não tenha medo!
Ela aconselha a não ter medo do inesperado, mas abraça-lo. “Eu olho para mudanças como um fato da vida”, ela diz. “Nós sempre precisamos de ideias novas e nem sempre estamos confortáveis com a maneira que fazíamos as coisas”. A única coisa a ter medo, de acordo com ela, são operações velhas. “Se nós não estamos mudando, então existe algo que não está muito certo”, pondera.

2. Se coloque no mudo
Quando diz respeito a ideias novas, Fink recomenda que os líderes desliguem o microfone e deixem os mais novos serem ouvidos. “Como uma pessoa que está em uma empresa há muito tempo, você tem que reconhecer que pode não ser a fonte de ideias mais fresca”, afirma. “Então, como líder, um empregado de longa data e agente de mudança, existem horas que eu preciso apenas ouvir, fechar minha boca e estar aberta para a ideia de que algo que soava absurdo três anos atrás é justamente o que precisamos agora.”

3. Não hesite
Um problema que muitos de nós encaram é a noção de timing. Ao invés de procurarmos pelo momento perfeito para implementar a nova ideia, invista no “agora”. Fink relembra a primeira reunião com usuários há dez anos. “Na época, eu era muito ativa e dizia, ‘nós precisamos fazer isso. Nós precisamos servir a nossa comunidade’ e alguns companheiros ficavam preocupados que fosse muito cedo”. A equipe dela esperava a presença de 100 pessoas, mas acabou tendo o dobro disso. Hoje, a conferência anual da Tableaus atrai mais de 10 mil pessoas. “Como uma analogia à nossa aproximação com o marketing, o que eu aprendi é apenas começar”, afirma. “Se você tem uma boa ideia, você não precisa começar com tudo resolvido ou todas as partes definidas. Você irá melhorar uma vez que entrar no mercado, tentando, experimentando, errando, aprendendo, tentando de novo, errando de novo, e continuará criando uma versão melhor”.

4. Saiba suas lições
“Aprender” é uma outra palavra operativa. Depois de cada conferência, Fink e sua equipe iriam reavaliar suas estratégias e execuções para melhorar ano após ano. “Como uma publicitária, você tem que ter uma cabeça voltada para o aprendizado. Não importa sua escala, estar disposto a aprender é a maneira de se aproximar do mercado de marketing, já que o mundo está mudando. O mundo muda rápido, assim como os mercados, então ser um eterno aprendiz irá te fazer bem”.

5. Não importa o que você faça, faça com entusiasmo
Finalmente, é importante ir atrás do crescimento com a ideia do copo meio cheio. “Eu percebi com o passar dos anos que o entusiasmo te leva em caminhos de terminar as coisas, porque produz energia e une times. Nós estamos todos tentando alcançar resultado para nossas empresas e para nossos consumidores. Você precisa de dados analíticos inteligentes, bom julgamento de negócio, estratégia pensada, mas uma vez que você está pronto para ir, você tem que ir com energia e entusiasmo. Use seus recursos para cem por cento de efetividade”.

Tradução: Mariana Stocco

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