Que tipo de publicidade mais atrai os consumidores na Black Friday?
Pesquisa da Wake Creators, que ouviu 1.000 criadores de conteúdo, ainda revela as marcas mais lembradas e as melhores plataformas para anúncios na data
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Meio & Mensagem
21 de novembro de 2024 - 6h01
Pesquisa da Wake Creators revela que tipo de publicidade mais atrai os consumidores na Black Friday, de acordo com os creators. Em primeiro lugar, com 76%, aparece os descontos e promoções. Em seguida, com 48%, vem publicidade feita por influenciadores nas redes sociais.
Avaliações positivas de outros clientes também exercem um impacto relevante durante o período, influenciando 41% dos entrevistados, assim como a facilidade de pagamento, que motiva 38% dos consumidores, seguido da experiência prévia com a marca ou loja, que influencia 29% dos respondentes.
O estudo ainda mostra que durante a Black Friday, 24,3% dos entrevistados tendem a valorizar anúncios que destacam grandes descontos e promoções, enquanto os vídeos demonstrativos de produtos são os preferidos de 12,6% dos participantes, seguidos por conteúdos divertidos e criativos que colocam o preço em segundo plano, com 12,5%.
Com relação a avaliações de produtos, o levantamento, que ouviu 1.000 criadores de conteúdo cadastrados na plataforma da empresa durante o mês de julho de 2024, indica que 99,7% dos consumidores considera indispensável buscar avaliações de produtos e marcas antes de realizar uma compra.
Neste processo, os canais mais utilizados são sites de compra (65%), Instagram (58%) e ReclameAqui (55%), plataforma popular para verificar a reputação e resolução de problemas das empresas. Redes como TikTok (37%) e YouTube (30%) ganham destaque especialmente para avaliações em formato de vídeo.
Com relação aos tipos de reviews preferidos, 70% dos consumidores preferem comentários com imagens e 68% escritos, seguidas pelos vídeos (60%). No processo de decisão entre uma loja ou site, a opinião de influenciadores também é relevante para uma parcela significativa dos consumidores: 52% consideram “muito importante” e 37% a compreendem como “importante”.
De acordo com o estudo, a marca mais lembrada quando o assunto é Black Friday é Magalu, com 19%, seguida pela Amazon, com 17% e Americanas, com 8%. Casas Bahia e Samsung também foram citadas, embora em menor proporção. Além disso, os respondentes ressaltam uma preferência por ferramentas e sites de busca (74%) ao procurar produtos, seguidos por Instagram (70%) e marketplaces (45%).
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