Como o poder de compra dos brasileiros impactará a Black Friday?
Pesquisa da MindMiners sobre a data promocional indica que 54% dos brasileiros sentiram a diminuição do poder de compra;
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Meio & Mensagem
8 de novembro de 2024 - 16h21
A Black Friday se aproxima e o período de compras é afetado diretamente pela situação econômica dos consumidores.
De acordo a pesquisa “Quem está comprando?” realizada pela MindMiners, mais da metade dos brasileiros (54%) notou uma diminuição do poder de compra. Assim, a aquisição de produtos e serviços se torna, consequentemente, mais difícil.
(Crédito: Owlie Productions/Shutterstock)
Ao todo, o estudo contou com 1.500 respondentes, entre homens e mulheres com mais de 18 anos das classes ABC, de todas as regiões do Brasil.
No que diz respeito à situação financeira atual, 27% apontaram estar em um cenário equilibrado. Apesar disso, 34% dos respondentes ainda enfrentam dificuldades de pagar as contas.
De acordo com o levantamento, as principais causas que explicam a dificuldade financeira encarada pelos brasileiros são o desemprego, salário baixo ou redução da renda familiar (38%); despesas maiores do que o previsto (38%); gastos inesperados (29%); falta de planejamento e desorganização financeira (26%) e uso excessivo de crédito (21%).
Apesar disso, a Black Friday pode representar um oportuno para o consumo: 49% costumam esperar por um bom desconto antes de fechar negócios. O estudo mostra que 60% sentem-se incentivados a adquirir um produto ou serviço quando recebem um cupom ou código de desconto para economizar. O hábito é crescente entre as mulheres.
Para este ano, 30% dos entrevistados ainda não decidiram se irão adquirir algo. Já 24% não estão planejando, mas pretendem comprar algum item. Ao mesmo tempo, 23% já está planejando os produtos que irão adquirir. A mesma porcentagem, contudo, não deverá comprar nada.
Entre as motivações para compras, estão necessidades urgentes (58%) e reposição de produtos antigos (42%) — a primeira em queda entre a geração Z e a segunda em queda também entre a geração Y. Em contrapartida, o desejo de adquirir algo novo motiva a geração Z a adquirir um novo item.
Além disso, 38% dos consumidores reservam uma parte do orçamento anual para comprar durante a data. Já 29% dizem comprar por impulso e mais da metade (56%) aproveitam o período para se preparar para o Natal e o Ano Novo, enquanto 53% compram itens que se tornam mais acessíveis graças aos descontos.
A categoria de eletrônicos segue como a mais desejadas, com 36% das respostas. Na sequência aparecem eletrodomésticos com 30%, e moda e acessórios com 29%. Há uma preferência sobre compras via e-commerce (63%), contra 37% que citaram as lojas físicas, Aparecem, ainda, as redes sociais (14%) e vendas diretas (8%).
Ao serem questionados sobre quais são as marcas mais lembradas durante a data promocional, Amazon, Americanas e Magalu empatam com 17% das respostas cada. Apareceram também Casas Bahia (12%) Samsung (9%).
Um ponto interessante a ser ressaltado é o fato de que 59% dos consumidores ainda se lembram de uma marca mesmo depois de um ano desde a última Black Friday.
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