Venda de PC cresce 4% no primeiro trimestre
Foram comercializados cerca de 4 milhões de equipamentos no período, sendo 54% de notebooks e 46% de desktops, aponta IDC Brasil
Foram comercializados cerca de 4 milhões de equipamentos no período, sendo 54% de notebooks e 46% de desktops, aponta IDC Brasil
Meio & Mensagem
19 de julho de 2012 - 9h12
Nos primeiros três meses do ano a venda de computadores acumulou uma alta de 4%, atingindo a casa de 4 milhões de unidade comercializadas. O número representa uma queda de 9% sobre o último trimestre de 2011. Os dados são do estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela IDC Brasil.
De acordo com projeções da consultoria, o mercado nacional deve encerrar o ano com um incremento da ordem de 13%, superando a marca de 15,4 milhões de computadores vendidos em 2011. O Brasil é o terceiro maior mercado em termos de consumo e concentra quase 50% do total de vendas da categoria na América Latina.
Os aparelhos portáteis mantiveram a tendência de alta, e as vendas de notebooks representaram 54% do total. Os desktops responderam pelos 46% restantes. Dos 4 milhões de máquinas vendidas, 67% foram destinadas ao segmento doméstico, 27% para o corporativo e 6% para Governo e educação.
O recuo de 9% em comparação ao trimestre anterior foi resultado, de acordo com a IDC Brasil, das flutuações das taxas do dólar, que levaram grandes empresas a tomar posições conservadoras; dos impactos causados pela diminuição de fornecimento de HDs e do fato do período do ano ser tradicionalmente mais fraco em vendas.
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