Vision Pro: o que a Apple pretende com seus óculos de realidade mista
Companhia apresentou seu device, que deve chegar ao mercado no começo de 2024, e promete combinar as interações entre mundo real e virtual
Vision Pro: o que a Apple pretende com seus óculos de realidade mista
BuscarVision Pro: o que a Apple pretende com seus óculos de realidade mista
BuscarCompanhia apresentou seu device, que deve chegar ao mercado no começo de 2024, e promete combinar as interações entre mundo real e virtual
Meio & Mensagem
6 de junho de 2023 - 6h10
Do Ad Age
Nessa segunda-feira, 5, a Apple revelou seu tão aguardado headset de realidade mista. O gadget levou sete anos para ser envolvido e pode colocar a empresa em outro patamar em termos de computação.
O dispositivo, chamado Apple Vision Pro, foi apresentado durante a Conferência Anual de Desenvolvedores d companhia, em Cupertino, na Califórnia.
Nos Estados Unidos, o preço do produto será US$ 3.499, mais alto do que a maioria dos dispositivos rivais. A previsão é de que o headset chegue ao mercado no início de 2024.
Em uma representação abrangente, a Apple demonstrou os recursos e o conteúdo planejado para o produto, que se assemelha a óculos de esqui de alta tecnologia – que inclui até games e vídeos interativos da Walt Disney Company.
Os óculos de realidade mista da Apple são o mais recente lançamento do que a empresa classifica como “next big things”, um produto inovador que pode ajudar a gigante de tecnologia a manter suas vendas.
O produto marca também o ingresso da empresa em uma nova categoria desde o Apple Watch, lançado em 2015 e tentará redefinir uma indústria, aos moldes do que já aconteceu com Mac, iPhone, iPod e iPad.
Os óculos são uma tentativa de mudar a forma como as pessoas interagem com o mundo. A Apple tem procurado uma plataforma para ir além do iPhone e iPad. O wearable mistura realidade virtual e aumentada, o que significa que pode envolver totalmente o usuário com telas de alta resolução – ideal para assistir vídeos – ou sobrepor aplicativos no campo de visão do usuário, permitindo que mensagens e notificações apareçam sem sobrecarregar a pessoa.
“É o primeiro produto da Apple que você olha e não vê”, disse Tim Cook, CEO da companhia, durante a apresentação. “Isso marca o início de uma jornada”, completou.
Assim como os demais aparelhos da Apple, o novo produto tem seu próprio sistema operacional, chamado de vision OS.
A empresa descreveu a nova interface como uma “computação espacial”. Uma ferramenta chamada EyeSight mostra a imagem dos olhos do usuário quando há outras pessoas por perto. O produto também mostrará as pessoas que estiverem no campo de visão do usuário mesmo quando eles usarem o dispositivo, em uma tentativa de manter as pessoas envolvidas com o mundo exterior.
A chamada coroa digital – mesmo termo utilizado no Apple Watch – alterna o headset entre realidade aumentada e virtual. A Apple revelou ter estudado milhares de pessoas para garantir que os óculos fossem confortáveis e registrou mais de 5 mil patentes.
O lançamento da Apple estabelece um confronto com a Meta Platforms Inc., que atualmente é detentora de 81% do mercado de óculos de realidade virtual, de acordo com a Counterpoint Research.
O CEO da Disney, Bob Iger, participou da apresentação e disse que o serviço de streaming Disney+ estará disponível no device a partir de seu dia de lançamento.
“Acreditamos que o Apple Vision Pro é uma plataforma revolucionária que pode tornar nossa visão uma realidade”, disse Iger.
A Apple também anunciou novos recursos para seus iPhones e iPads que permitem que os usuários anotações e transformem seus telefones ociosos em telas inteligentes.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros