Vivo inaugura casa inteligente e propõe equilíbrio em relação à tecnologia

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Vivo inaugura casa inteligente e propõe equilíbrio em relação à tecnologia

Casa Vivo reúne soluções de tecnologia e design para casas inteligentes


22 de maio de 2023 - 10h00

Esta semana, a Vivo inaugurou a Casa Vivo, um local de 440 metros quadrados que demonstra, na prática, soluções de tecnologia que a empresa oferece. A Vivo também estreou o novo posicionamento, “Viva no seu tempo”, cujo intuito é incentivar uma relação equilibrada com a tecnologia.

Localizada no Jardim Paulistano, Casa Vivo demonstra possibilidades de casa inteligênte

Localizada no Jardim Paulistano, Casa Vivo demonstra possibilidades de casa inteligênte (Crédito: Divulgação/Vivo)

Como funciona a Casa Vivo?

A Casa Vivo replica as soluções de uma casa inteligente e interconectada. O projeto é resultado de um ano de estudo e uma amplificação de uma proposta já implementada. Nas lojas da operadora já há espaços dedicados à casa inteligente. Além disso, a maior parte dos produtos demonstrados na Casa Vivo estão à venda no marketplace da empresa, como drones, lâmpadas, cafeteiras e comedouros de animais de estimação.

No local, há espaços expositivos com 160 aparelhos de saúde, bem-estar, produtividade, áudio e para animais de estimação. Além disso, o atendimento visa ser personalizado, tendo em vista que os produtos exigem apresentação mais lúdica, diz o diretor de Canais da Vivo, Gustavo Nobrega. O Vivo Guru é um colaborador que instrui o cliente a como instalar e configurar os diferentes aparelhos.

Estratégia por trás da Casa Vivo

Entre os objetivos principais para a Casa Vivo está a possibilidade de mostrar ao cliente que ter uma casa inteligente é prático, factível e que não demanda grandes mudanças estruturais. “Queremos, essencialmente e na prática, mostrar que uma casa inteligente é acessível, fazendo com que o sonho de ter ambientes automatizados se torne realidade”, divide Nobrega.

Concomitantemente, no sábado, 20, a Vivo estreou seu posicionamento “Viva no seu tempo”, que dialoga sobre usar a tecnologia como facilitador para outras experiências poderem fazer parte do dia a dia do cliente. Segundo Nobrega, a Casa Vivo mostra, de forma prática, como a tecnologia pode contribuir com mais tempo para viver o que realmente importa.

“É um espaço de experiência para vivenciar a tecnologia e conectividade na prática e isso faz toda a diferença na mudança de comportamento e na forma como nos relacionamos com a tecnologia”, complementa.

Ao mesmo tempo, o espaço reforça o movimento da operadora na direção de ser uma empresa de tecnologia, para além de telecomunicação.

Posicionamento em prol do equilíbrio

O posicionamento “Viva no seu tempo” é uma releitura do posicionamento “Tem hora para tudo”, de 2019. Esse último convidava o cliente a ficar offline para aproveitar momentos e experiências importantes fora do celular ou internet. Com o avanço da digitalização, sobretudo durante a pandemia, a operadora entendeu que a tecnologia virou parte essencial do dia a dia, não sendo mais possível estar “offline”.

Assim, a partir de pesquisas proprietárias, a empresa entendeu que o público estava buscando uma relação de equilíbrio com a tecnologia. Desse estudo, cerca de 70% dos entrevistados conhecem pessoas que não sabem lidar muito bem com a tecnologia e 83% acreditam que é necessário falar mais sobre o uso equilibrado da tecnologia.

A partir disso, a proposta se tornou a de olhar o tempo com um olhar mais generoso e aceitar os ritmos pessoais em prol do autocuidado e equilíbrio.

“Desde sempre olhamos para as relações humanas para além da tecnologia, e vamos nos atualizando conforme mudanças, tentamos adiantar tendências”, coloca Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo.

Campanha “Viva no seu tempo”

A primeira comunicação do posicionamento é a primeira peça para a campanha de Dia dos Namorados, da marca. Nela, a Vivo lança o projeto Cartas de Amor, no qual convida namorados a escreverem cartas ao invés de mandar mensagens ou fazer ligações. A empresa irá decorar as lojas com um espaço para clientes escreverem suas cartas.

“É uma forma mais antiga e menos usual de se comunicar , mas tem a beleza do tempo, de pensar a mensagem, entregar a mensagem em mãos. Convidamos a resgatar alguns hábitos que não são novidades, mas que tem valor pelo valor emocional”, explica Marina.

O primeiro filme retrata um namoro a distância em que uma parte decide escrever uma carta a outra e o destinatário nota o sumiço do namorado, até recebê-lo com a carta em mãos. Assim como em “Tem tempo para tudo”, o filme também leva uma música: “Tempo rei”, de Gilberto Gil.

Além do filme, a campanha, criada pela Africa, tem peças para redes sociais e depoimento do embaixador Gabriel Medina e influenciadores discutindo os processos de enviar cartas. Ao longo do ano, a marca irá veicular novas peças sobre o posicionamento.

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