Com TV japonesa, Globo testa 8K ao vivo

Buscar

Com TV japonesa, Globo testa 8K ao vivo

Buscar
Publicidade

Mídia

Com TV japonesa, Globo testa 8K ao vivo

Emissora participou de uma sessão para testar a tecnologia ultra HD em parceria com centro de pesquisa da rede de TV NHK


25 de junho de 2014 - 10h00

Alguns estudantes, jornalistas, engenheiros e pesquisadores tiveram a oportunidade de assistir à vitória do Brasil sobre a seleção de Camarões na ultima segunda-feira, 23, em uma resolução nunca vista na TV brasileira. Para testar a tecnologia 8K, a Globo, em parceria com a rede de televisão japonesa NHK, realizaram um experimento durante o jogo da Copa do Mundo.

A sessão foi realizada no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e contou com a parceria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT). A tecnologia 8K oferece uma resolução 16 vezes maior do que o HD e já vem sendo testada no Japão. A previsão é de que o país asiático inicie as primeiras transmissões com a tecnologia, chamada de ultra HD, em 2016 e que, em 2020, a qualidade de imagem já esteja disponível a todo o mercado de televisão japonês.

Além de acompanharem a partida da seleção brasileira, os pesquisadores e convidados da sessão também assistiram a vídeos explicativos e participaram de debates sobre a nova tecnologia. A Globo e a NHK já vem testando a tecnologia 8K em outras ocasiões. No carnaval do ano passado, a rede de TV japonesa veio ao Brasil para captar imagens dos desfiles da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, em ultra HD. As gravações serviram de estudos para o aprimoramento da tecnologia no Japão. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos

  • Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos