Folha anuncia mudanças editoriais
Jornal anuncia nova estrutura e corta vagas devido ao ?fraco desempenho da economia?
Jornal anuncia nova estrutura e corta vagas devido ao ?fraco desempenho da economia?
Meio & Mensagem
5 de junho de 2013 - 7h45
Em comunicado oficial aos seus funcionários, divulgado nesta quarta 5, a Folha de S.Paulo explicou algumas mudanças em sua estrutura editoriais. Parte das decisões acarretou no enxugamento de alguns produtos e extinção de cargos de edição, conforme o texto assinado pelo editor-executivo Sérgio Dávila.
As principais mudanças versam sobre a criação de três núcleos de produção: Cultura; Mercado; e Ciência, Saúde e Equilíbrio. O primeiro será responsável pelos cadernos Ilustrada e Ilustríssima e será editado por Heloisa Helvecia, que era responsável pelo caderno Equilíbrio. Os respectivos editores dos cadernos – Fernanda Mena e Paulo Werneck – foram convidados à reportagem especial.
O núcleo Mercado incluirá o caderno homônimo e os suplementos Folhainvest, Carreiras, Imóveis e Veículos, com edição de Ana Estela de Sousa Pinto. A terceira área mencionada vai gerir as páginas de Ciência, Saúde e Equilíbrio, cujo caderno será extinto.
O restante dos cadernos diários e dos suplementos semanais continua com a mesma periodicidade. A exceção é o New York Times, que passa a circular às terças. O novo sistema passa a valer a partir de 10 de junho.
Em comunicado enviado à newsletter Jornalistas&Cia, a empresa afirmou que o “fraco desempenho da economia e seu reflexo na publicidade dos jornais obrigaram a Folha a fazer ajustes pontuais em suas despesas, com corte de vagas de trabalho e suspensão da cobertura de folga e férias”. Tais ajustes acarretaram na demissão de profissionais no jornal Agora São Paulo e na sucursal de Brasília, além dos cortes na própria sede em São Paulo.
Recentemente, o principal concorrente da Folha também anunciou profundas mudanças editoriais. O Estadão resumiu seu conteúdo em três cadernos principais, acompanhados diariamente pelo respectivo suplemento semanal. Na ocasião – assim como agora na Folha – o Sindicato de Jornalistas de São Paulo demonstrou preocupação com as demissões de profissionais e procurou a diretoria para discutir o processo.
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro