Instagram lança recurso de republicação no feed
Plataforma da Meta também estreou um mapa de localização e a aba "Amigos" no Reels
Atualizada às 16h45*

Recurso de republicação no Feed do Instagram é uma das novas atualizações da plataforma da Meta (Crédito: Reprodução)
O Instagram anunciou nesta quarta-feira, 6, um conjunto de atualizações que inclui um recurso de republicação no feed, um mapa e a aba “Amigos” no Reels.
A partir de agora será possível republicar vídeos públicos do Reels e do feed de outras pessoas no perfil do usuário. As republicações ficarão localizadas em uma aba separada no perfil feed e serão creditadas ao autor original.
Com a atualização, se um conteúdo de um criador for republicado por outra pessoa, ele poderá ser recomendado aos seguidores dessa pessoa mesmo que ela não siga o creator. Dessa forma, o Instagram pretende dar aos criadores a oportunidade de alcançar mais pessoas.
Além de republicar um vídeo ou postagem ao clicar no ícone de republicação, será possível adicionar uma nota a essa republicação digitando no balão de pensamento que aparece na tela e clicando em salvar.
Mapa do Instagram
O Instagram permitirá que o usuário compartilhe a sua última localização ativa com os amigos que escolher e desative essa opção a qualquer momento. Com o novo recurso, também será possível abrir o mapa para ver o conteúdo em que amigos e creators favoritos estão postando das respectivas localizações.
Vale ressaltar que o compartilhamento da localização será desativado por padrão, a menos que o usuário opte por isso. A partir do momento que o usuário escolhe compartilhar a sua localização, será permitido personalizar essa experiência da seguinte maneira:
- Escolha com quem deseja compartilhar a localização: amigos (seguidores), amigos próximos, somente amigos selecionados ou ninguém.
- Opção de não compartilhar a localização em lugares específicos ou com pessoas específicas.
- Caso opte pelo compartilhamento, a localização será atualizada sempre que o usuário abrir o aplicativo ou retornar a ele se ele estiver em execução em segundo plano.
- Será possível desativar o compartilhamento de localização a qualquer momento.
- Pais e mães têm a supervisão configurada para seu filho adolescente, na qual tem o controle sobre a experiência de compartilhamento de localização dele no mapa. Com isso, eles receberão uma notificação se seu filho adolescente começar a compartilhar a localização. Também será possível decidir se o filho adolescente terá acesso ao compartilhamento de localização no mapa e ver com quem ele está compartilhando a localização.
Mesmo que o usuário opte por não compartilhar a sua localização, ele poderá usar o mapa para explorar conteúdo baseado em localização.
Qualquer conteúdo com uma localização marcada pode aparecer no mapa, incluindo: Reels, postagens e Stories de pessoas que o usuário segue disponíveis por 24 horas após a publicação, além de anotações de pessoas que se seguem mutuamente, disponíveis por 24 horas.
Lançado nesta quarta-feira, 6, nos Estados Unidos, e em breve globalmente, esse recurso está localizado no topo da caixa de entrada de mensagens diretas.
Aba “Amigos”
O Instagram também estreou nesta quarta-feira, 6, a aba “Amigos” no Reels, onde será possível ver o conteúdo público com o qual seus amigos interagiram ou recomendações de Blends que o usuário iniciou, e facilmente iniciar conversas sobre eles.
Para acessar a aba, é preciso tocar em “Amigos” na parte superior do Reels e para retornar ao Reels normal, basta tocar na aba “Reels”. O Instagram também está implementando controles para o que é exibido na aba “Amigos”, incluindo a possibilidade de ocultar suas curtidas e comentários no Reels e silenciar balões de atividade de pessoas específicas que o usuário segue.
Insights e métricas
Há alguns dias o Instagram também já havia apresentado o “Quando as pessoas curtem seu Reel”, um gráfico interativo que mostra as partes específicas do Reels que as pessoas curtiram. Uma ferramenta similar também mostrará em qual slide de um carrossel as pessoas o curtem.
Anteriormente o Instagram somente mostrava a demografia do público de um perfil, agora a plataforma da Meta passa a revelar os dados demográficos de quem está vendo posts ou Reels específicos.
O Instagram também passou a mostrar o conteúdo que tem sido mais eficaz em levar novos seguidores para sua conta na seção Insights. Além disso, em breve, a plataforma da Meta começará a substituir a métrica Contas Alcançadas por Viewers, que mede o número de contas que visualizara um conteúdo.