IVC começa a divulgar dados de OOH

Buscar
Publicidade

Mídia

IVC começa a divulgar dados de OOH

Participante do piloto junto a outras empresas, Clear Channel é a primeira a ter inventário medido


10 de janeiro de 2017 - 16h29

CLEAR CHANNEL BRASIL

FOTO: FABRIZIA GRANATIERI


Relógio de rua da Clear Channel (foto: Fabrizia Granatieri)

Atualizado às 17h33

O Instituto Verificador de Comunicação (IVC) realiza um projeto piloto de auditoria de out of home (OOH) desde janeiro de 2016, em parceria com a Associação Brasileira de Out-of-Home. Apesar do envolvimento de outras empresas no processo, a Clear Channel foi a primeira a ter a medição prévia concluída e passou a ter, nesta semana, seus dados disponibilizados no site do IVC.

O novo serviço envolve duas verificações: auditoria de inventário e auditoria das campanhas. Na ferramenta de planejamento do site do IVC, os dados de OOH estão segmentados por tipo de face e região, com detalhamento individual e geolocalização ponto a ponto, elaborada a partir do Google Street View. Também serão certificadas as condições de funcionamento das peças, com o objetivo de assegurar a funcionalidade das faces para veiculação da publicidade. Os associados do IVC poderão acessar os dados, ter acesso a análises, indicadores, formatos de gráficos e mapas. A partir de agora, os certificados e relatórios serão disponibilizados mensalmente, segundo o Instituto.

mapa de calor ivc

Uma das novidades da medição do IVC é o uso do Google Street View para apontar a geolocalização dos pontos de out-of-home

A partir da checagem do inventário, o IVC também verificará a inserção de publicidade, desde a montagem do equipamento e inserção do anúncio à retirada da peça. A auditoria abrange todo o período de veiculação da campanha e é confidencial, não sendo disponibilizado no site. Esse serviço poderá ser contratado por agências e anunciantes que, ao final do processo, recebem os dados resultantes da auditagem. Segundo comunicado, o IVC utilizou sua expertise de autoria em websites e publicações impressas para elaborar a auditoria de campanhas de out-of-home.

Segundo Pedro Silva, presidente executivo do IVC, os inventários das empresas Elemidia, Eletromidia, JC Decaux, Otima, Onibus Digital, Indoormídia, BRMalls e Hello Mídia estão sendo auditados, e a divulgação deve acontecer nos próximos dois meses. De acordo com ele, o objetivo é que a medição cubra todos os municípios brasileiros.

Os dados mais recentes da Clear Channel, de novembro de 2016, apontam os endereços de faces verificadas no Rio de Janeiro e em Curitiba. Houve leve queda de 1,7% na comparação entre os meses, chegando a 4.434 faces em novembro.

No caso da Elemidia, foram apontados os locais de São Paulo com monitores, com dados de janeiro, fevereiro e março do ano passado. O número mais recente verificado pelo IVC apontou 5.783 faces, alta de 4% em relação a janeiro.

Na próxima edição de Meio & Mensagem, número 1743 de 16 de janeiro, Ana Célia Biondi, diretora-geral da JCDecaux no Brasil, fala em entrevista sobre a auditoria do IVC e outros dados de mercado. Veja mais na versão impressa ou para tablets iOS e Android, exclusivamente para assinantes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Netflix Espanha firma parceria com a Kantar Media

    Netflix Espanha firma parceria com a Kantar Media

    Empresa será responsável por medir a audiência e apresentar novos insights à plataforma de streaming na Espanha

  • Quais serão as ações da Meta durante as eleições da UE?

    Quais serão as ações da Meta durante as eleições da UE?

    Meta formará equipe para combater conteúdo falso fruto de inteligência artificial nas eleições parlamentares da União Europeia