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Menos passeios e mais conexão: as férias da crise

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Mídia

Menos passeios e mais conexão: as férias da crise

Canais infantis criam estratégias multiplataforma para o período


17 de janeiro de 2017 - 11h03

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Plataforma de Tv Everywhere do Cartoon Network: aposta é levar conteúdo para as crianças também fora da TV (Crédito: Reprodução)

Embora mantenham uma média de audiência significativa ao longo de todo o ano, os canais infantis pagos conferem um tratamento diferente ao período das férias escolares. Por considerar que boa parte de seu público-alvo tem mais tempo disponível para consumir sua programação, os veículos programam lançamentos e atrações especiais para atrair a atenção dos pequenos – e também de seus pais – nos meses de folga.

O período inicial de 2017 traz, entretanto, alguns componentes diferentes. Diante de uma crise financeira que obrigou a maior parte das famílias a rever seu orçamento, a TV paga não vive sua melhor fase. Dados divulgados na semana passada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que, em um período de 12 meses (de novembro de 2015 a novembro de 2016), a base de TV por assinatura perdeu 352,6 mil assinantes no Brasil.

Apesar dessa retração, os canais infantis não veem a crise como uma vilã. A opinião de alguns executivos, pelo contrário, é a de que períodos de vacas magras contribuem para o incremento da audiência. “Apesar da retração da base de assinantes da TV paga, a audiência do meio vem crescendo, indicando que nesse contexto de crise – onde as pessoas estão menos disponíveis a gastar com lazer e entretenimento – a TV paga acaba se torando uma solução para o consumidor”, pontua Paula Taborda dos Guaranys, gerente de conteúdo e programação do Gloob.

Para o Cartoon Network, o fato de estar presente nos pacotes básicos das operadoras faz diferença nesse contexto. “A televisão ainda é um dos meios de entretenimento mais acessíveis, principalmente no período das férias. E, se compararmos com outras opções de lazer, ela se torna uma das alternativas mais econômicas”, analisa Daniela Vieira, diretora sênior de conteúdo do canal.

 

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Programa Zoo da Zu, da grade do Discovery Kids: mesmo com retração da base de assinantes, grupo vê aumento da audiência da programação (Crédito: Divulgação)

A mesma opinião é compartilhada por Beatriz Mello, diretora de pesquisa da Discovery Networks do Brasil (empresa proprietária do canal Discovery Kids). “Sabemos que houve retração da base, mas, no ano passado, o canal registrou a maior audiência de sua história. Todos os canais da Discovery, juntos, cresceram 9% em relação a 2015. Isso acontece porque, como as pessoas saem menos de casa, elas buscam opções relevantes e também passam mais tempo assistindo à TV. A casa vira o espaço de entretenimento”, conta a executiva.

Controle remoto X tablets
Apesar de os porta-vozes dos canais não demonstrarem tanta preocupação em relação à crise financeira do País, alguns outros fatores também já vêm, há tempos, ampliando a competitividade pela atenção das crianças em período de férias. Tendo como público-alvo uma geração altamente conectada, os veículos infantis precisam se mostrar mais atraentes do que a infinidade de vídeos e games da internet e de outras atividades que as crianças têm, literalmente, ao toque das mãos.

Investir em programação multiplataforma vem sendo a bandeira ordem dos canais. “Diante do atual cenário de fragmentação de mídia já preferimos nos intitular não mais como canal, mas como uma plataforma. Nosso conteúdo não se restringe apenas à TV e também está presente em VOD (vídeo on demand), nas plataformas Now (da Net) e Vivo Play”, comenta Flavio Medeiros, diretor de programação e aquisição do Discovery Kids. O executivo também ressalta os esforços que a companhia vem fazendo para incrementar o Discovery Kids Play, plataforma lançada em 2015 para permitir o consumo do conteúdo do canal em qualquer dia e horário.

Ciente da ânsia das crianças pela diversão, o Cartoon Network também vem depositando suas fichas nas plataformas online há algum tempo. “Sabemos que nossa geração já nasceu conectada e faz tudo ao mesmo tempo. O Cartoon Network Go traz o conceito de wath and play, em que a criança pode ver suas séries favoritas ou assistir à programação do canal ao vivo, além de jogar ao mesmo tempo em tablets, computadores ou smartphones”, conta Daniela, diretora do canal. Para essa plataforma, a Turner também investe em conteúdos exclusivos, sobretudo no período de férias.

O Gloob vê a interação das crianças com a internet como um complemento da relação com

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Um dos produtos da grade do Gloob, Porto Papel também é oferecido via app e nas plataformas everywhere (Crédito: Divulgação)

o canal linear – opinião corroborada também pelos demais players. Mesmo assim, o canal da Globosat não deixa de reservar algumas novidades para as novas mídias no período das férias. “Preparamos um especial para as plataformas de VOD, com programas de sucesso e disponibilizamos todos os episódios da animação Miraculous e As Aventuras de Ladybug no Gloob Play, para as crianças assistirem quando quiserem”, comenta Paula, gerente do canal.

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