Podcast e conteúdo: as estratégias do Tinder para engajar a Geração Z

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Podcast e conteúdo: as estratégias do Tinder para engajar a Geração Z

Diretor de marketing Latam da empresa explica como a empresa vem procurando se inserir na cultura brasileira e naturalizar o uso dos aplicativos de relacionamento


2 de abril de 2024 - 7h17

Mais da metade dos usuários do Tinder, em todo o mundo, têm entre 18 e 25 anos. A informação é dada por José Diogo Costódio Rodrigues, diretor de marketing Latam do aplicativo de relacionamento e indica a importância de atender aos anseios de uma geração ávida por engajamento.

Tinder

Clara Moneke, apresentadora da segunda temporada do podcast Match o Papo entrevista Valentina Bandeira, que comandou a primeira leva de episódios (Crédito: Divulgacão)

“Essa geração valoriza experiências sobre coisas materiais e busca plataformas que estejam alinhadas com seus valores e interesses”, explica o diretor.

Por isso, mais uma vez, o Tinder investe em ampliar as conversas em torno dos relacionamentos, colocando no ar mais uma temporada do podcast Match o Papo.

Projeto criado em 2022, o podcast, por meio de conversas com diferentes convidados, busca explorar o tema do relacionamento sob uma perspectiva característica dos mais jovens.

“Para o Tinder, conectar-se com a Geração Z significa mais do que apenas fornecer um aplicativo de namoro; significa fomentar uma comunidade onde os jovens possam se expressar, explorar suas identidades e formar conexões significativas na era digital”, analisa o porta-voz.

Match o Papo: como o Tinder explora as conversas?

A plataforma de relacionamento decidiu repetir o projeto do podcast e criar uma segunda temporada por avaliar que a repercussão da primeira sinalizou que os jovens solteiros estão ávidos por conteúdos divertidos e capazes de gerar conversas.

Além disso, o diretor de marketing vê no projeto uma forma de desestigmatizar a categoria de aplicativos de relacionamento, fazendo com que as conversas e repercussão em torno do Tinder tornem-se mais naturais e virem parte do dia a dia dos usuários das redes sociais.

Com a primeira temporada de Match o Papo, o Tinder conquistou o prêmio TikTok Funciona: Criatividade que Converte, na edição do ano passado do TikTok Ad Awards, que destaca os projetos comerciais que utilizaram a rede social de forma mais criativa.

Na segunda temporada, o podcast ganhou uma nova apresentadora: a atriz Clara Moneke. No episódio de estreia, a convidada foi, justamente, Valentina Bandeira, que conduzia as entrevistas na temporada anterior.

Tinder, Beija Sapo e conexões

Além do podcast, o Tinder também procura engajar a Geração Z pela televisão. Em 2023, o aplicativo resgatou o Beija Sapo, programa de sucesso da MTV na década de 2000, em uma nova edição, que ganhou o nome de Tinder apresenta: MTV Beija Sapo.

A ideia de resgatar a atração veio do objetivo de, por meio da nostalgia, inserir o Tinder na cultura brasileira. “Além disso, com este projeto, vimos a oportunidade de desmistificar a imagem do Tinder, reforçando que o aplicativo é para todos que procuram conexões, não importa o tipo – seja relacionamentos de longo prazo, amizades ou até amores de uma noite”, conta o diretor.

Questionado sobre uma segunda temporada do programa, Rodrigues faz mistério: “Não posso dar spoilers”, diz, acrescentando que possíveis novidades estarão nas redes sociais do Tinder.

Marketing, humor e leveza

Para 2024, de forma geral, o porta-voz adianta que o marketing e comunicação do Tinder seguirão adotando o tom dos usuários, mais voltado a brincadeiras e à naturalização do uso de aplicativos de relacionamento.

“Podemos brincar conosco sem nos levarmos muito a sério. Podemos falar sobre histórias reais do Tinder e manter o tom real e direto que nossos usuários reais procuram”, conta.

Além do podcast, campanhas e outros projetos de conteúdo, o Tinder também patrocinará, pelo segundo ano, o festival de música eletrônica Gop TUN.

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