Mídia

Quem são as celebridades mais influentes do Brasil?

Nesta edição da pesquisa da Ipsos, indicador de confiança/credibilidade ganha peso maior

i 28 de outubro de 2025 - 6h02

ipsos

Lázaro Ramos, Fernanda Montenegro e Astrid Fontenelle são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025 (Crédito: Reprodução)

A nova edição da pesquisa Most Influencial Celebrities, da Ipsos, revela que Lázaro Ramos, Fernanda Montenegro e Astrid Fontenelle são as celebridades mais influentes do Brasil. Empatados em quarto lugar aparecem Érika Januza e Carlos Tramontina, e em quinto estão Xuxa e Ivete Sangalo.

Além das celebridades, o levantamento mostra quais são os influenciadores mais influentes do Brasil. Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, Leon Martins, do canal Coisa de Nerd, e Bruna Tavares, jornalista e empresária do setor de beleza, lideram o ranking, seguidos por Camila Pudim em quarto lugar e Camila de Lucas, em quinto.

Luciene Santiago, gerente de creative excellence na Ipsos, explica que a diferença entre as celebridades e os influenciadores, é que a força das celebridades não vem só de uma plataforma ou de um único tema, mas da credibilidade e confiança construídas ao longo de carreiras sólidas e de grande exposição na mídia tradicional. Já os influenciadores não precisam da grande mídia para se tornarem relevantes.

Confiança ganha mais importância

Entre nove indicadores, diversidade, hábitos saudáveis, engajamento em causas sociais/ambientais, beleza, bom exemplo, carisma, conexão jovem/modernidade e sucesso, a confiança/credibilidade continua sendo o mais importante para avaliar o poder de influência das celebridades.

No entanto, nesta edição, esse indicador passa ter um peso maior na pontuação de cada figura pública analisada – de 19,5 em 2024 para 27,4 em 2025. Isso indica que o público está mais atento ao alinhamento entre discurso e ação dos famosos.

Além disso, pela primeira vez, o ranking avalia influenciadores gerados por inteligência artificial, como Lu do Magalu e Marisa Maiô. Ainda que Marisa não tenha tido muitas avaliações, a Lu obteve um bom desempenho no indicador de confiança/credibilidade (score de 119).

O segundo driver mais importante do ranking, o sucesso, também passa a ter um aumento de quase 50% na pontuação em relação à última edição, passando de 12,3 em 2024 para 19 em 2025. Nesse indicador, Fernanda Torres é um dos nomes que mais se destacam.

Por sua vez, o indicador de beleza, que no passado já ocupou as primeiras posições no peso da influência, na edição deste ano aparece em sexto lugar.

Mais influentes entre a Gen Z

Outra novidade deste ano é a criação de um ranking só com nomes mais influentes para a Geração Z. Nessa faixa etária dos nascidos entre 1997 e 2012, Larissa Manoela é a celebridade mais influente, seguida por Érika Januza, Xuxa e Lázaro Ramos, respectivamente. A dupla do sertanejo universitário, Jorge e Mateus, aparece em quinto lugar.

No caso dos influenciadores, as posições entre os mais jovens se mantêm, com Iberê Thenório, Leon Martins e Bruna Tavares nas três primeiras colocações. Já em quarto e quinto lugares aparecem, respectivamente, Valen Bandeira, atriz, produtora de conteúdo digital e atual apresentadora do novo Beija Sapo e Tata Estanieck, empresária e criadora de conteúdo.

Metodologia

Para chegar nesses resultados, o estudo online quantitativo realizou 2.500 entrevistas em todo território nacional, com amostra representativa das classes ABC, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.

A Ipsos ainda avalia cinco aspectos para chegar no resultado: influência na decisão de compra, influência na opinião de muitas pessoas, contribuição para ampliar a confiança de uma marca, atuação na credibilidade de uma marca, e influência na experimentação de uma marca ou produto.

O ranking também considera uma lista com mais de 40 atributos para realizar diferentes análises.