Assinar

Receita de mídia aumenta 4% nos EUA

Buscar
Publicidade
Mídia

Receita de mídia aumenta 4% nos EUA

Juntas, as 100 maiores empresas do setor tiverem receita faturamento de US$ 340 bilhões


4 de outubro de 2012 - 3h57

As 100 maiores empresas de mídia dos EUA aumentaram em 4% o faturamento do ano passado e totalizaram US$ 340 bilhões, número considerado recorde. Ainda assim, em termos percentuais, foi o menor crescimento em anos sem recessão desde que o Advertising Age começou a elaborar o ranking, em 1981. Já a receita digital, principalmente de pure players do online como Google e Facebook, deu um salto de 19,7%. E esses players digitais também compõem o ranking das 100 maiores. Sem o digital, o aumento médio de receita do setor fica em 2,8%.

Já no primeiro semestre deste ano, o levantamento do AdAge prevê aumento igual de receita para as 100 maiores, de 4,3%. Os pure players do digital devem faturar 20% e, de novo, sem o digital para compor a receita total, a estimativa é que as 100 maiores cresçam 2,1%.

Depois do digital, a TV a cabo foi o setor que registrou o melhor desempenho, com crescimento de 8,3% em 2011. As operadoras de vídeo e banda larga – empresas de cabo, satélite e teles – geraram um aumento de 5,5% na receita líquida da mídia norte-americana. Já as receitas de jornais caíram 5%. As revistas apresentaram queda menor, de 1,7%. O rádio, ao contrário, se expandiu em 1,4%. A TV aberta também teve queda de 3,9% (ao contrário do Brasil), o que pode ser reflexo da ausência da publicidade eleitoral e dos anúncios relacionados aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010. Para este ano, os Jogos de Verão e os gastos com a sucessão presidencial dos EUA deverão melhorar esse resultado novamente.

Pelo ranking, a Comcast lidera o ranking pelo quarto ano e detém 13,2% de share da receita das 100 maiores empresas. Em contraste, a empresa que ocupa a centésima posição, a Wehco Media, que opera jornais e TV a cabo, teve uma receita estimada de US$ 340 milhões, ou apenas 0,1% do faturamento total entre a centena de empresas avaliadas.

A lista inclui 14 pure players do segmento digital. No ranking de 2010, eram nove. O Google ocupa a 9ª. posição e chega às Top 10 pela primeira vez. E o crescimento da receita digital se traduz em empregos: a mídia de internet foi o segundo maior empregador entre as empresas de mídia em 2011. No ranking de 2011, cinco empresas digitais apareceram pela primeira vez: a Bankrate (um publisher de dados financeiros pessoais), o eBay (originalmente um portal de e-commerce que tem aumentado as receitas de mídia), Hulu (conteúdo de vídeo), LinkedIn (rede social de dados profissionais) e a TripAdvisor (portal de viagens baseado em publicidade).

(*) Por Bradley Johnson, do Advertising Age.

Publicidade

Compartilhe

Veja também