Record dedicou quase mil horas ao Pan
Somando a cobertura da TV Aberta com as feitas pelo canal Record News e pelo R7, rede concedeu um espaço inédito ao esporte e comemora a audiência; Terra teve mais de 32 milhões de internautas conectados
Somando a cobertura da TV Aberta com as feitas pelo canal Record News e pelo R7, rede concedeu um espaço inédito ao esporte e comemora a audiência; Terra teve mais de 32 milhões de internautas conectados
Bárbara Sacchitiello
1 de novembro de 2011 - 9h07
Os espectadores que não são muito fãs de esportes e das modalidades olímpicas tiveram que fugir da Rede Record nas últimas duas semanas. Quando não eram as transmissões das provas de natação, ginástica, handebol, atletismo, futebol e outros esportes ao vivo, os telejornais e programas da casa faziam questão de lembrar, a todo o momento, que a cidade mexicana de Guadalajara sediava os Jogos Pan-Americanos de 2011 – e que ela, a Record, era a única emissora de TV do Brasil com direito de exibir o evento.
Tanto entusiasmo na cobertura é explicado pelo fato de o Pan ser o primeiro grande evento esportivo televisionado pela Record e, ao mesmo tempo, o principal “treino” da emissora para a cobertura da Olimpíada de Londres no ano que vem, o ponto alto do chamado Ciclo Olímpico da Record (que adquiriu os direitos dos jogos Pan-Americanos, jogos de inverno e também das Olímpiadas dos próximos anos).
Imbuída dessa missão, a Record mergulhou nos jogos de Guadalajara e colocou no ar, de acordo com cálculos da própria rede, quase mil horas de transmissão do evento esportivo. Esse número foi considerando a somatória das 140 horas de transmissão da Record (canal aberto), com as 320 horas de cobertura do canal de notícias Record News (que deixou praticamente a sua grade de lado para exibir o Pan) com as transmissões do portal R7, que abarcavam o conteúdo dos dois canais e ainda tinham uma cobertura adicional, feita pela própria equipe do site, que totalizaram 515 horas.
Segundo dados da própria Record, a transmissão dos jogos teve melhor desempenho no horário noturno (após as 20h30), quando, geralmente, eram transmitidos jogos de futebol, de vôlei e de modalidades mais conhecidas do grande público. Nessa faixa noturna, a audiência da emissora variou bastante, somando oito pontos em alguns dias e chegando a pico de 21, quando, por exemplo, exibiu a final do futebol feminino, que concedeu a medalha de prata à seleção brasileira.
Apesar da grande força-tarefa da emissora, os jogos Pan-Americanos não alteraram muito a audiência média da Record. Na ausência do evento esportivo, a programação noturna da casa costuma registrar dados similares no Ibope.
Terra: 32 milhões de internautas
Detentor dos direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos na internet, o Terra também comemora a experiência de Guadalajara. Com 13 canais simultâneos de transmissão, o portal dedicou boa parte de sua home aos jogos, associando os vídeos ao vivo a uma ampla cobertura jornalística.
O CEO do portal, Paulo Castro, revelou na noite dessa segunda-feira, 31, durante o ProXXIma Pocket , realizado no Rio de Janeiro, que cerca de 32 milhões de internautas acessaram o Terra durante os Jogos Pan-Americanos e que 15% dessa audiência veio das mídias móveis. Posteriormente, os dados foram confirmados oficialmente pelo portal, que ainda acrescentou que, considerando as transmissões feitas para os 18 países em que o Terra atua, o número de espectadores do site superou 52 milhões de pessoas. O portal também cobrirá, com exclusividade na web brasileira, os jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King