Redes sociais da Meta passam a integrar o Conar
Facebook e Instagram integram o grupo de membros da entidade em torno da construção de regras de publicidade responsável

Facebook e Instagram passam a fazer parte dos associados ao Conar (Crédito: Shutterstock)
O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) passa a contar com Facebook e Instagram, redes sociais da Meta, como integrantes.
A empresa junta-se aos anunciantes, veículos e agências de publicidade que já compõem a entidade como forma de colaborar, de forma conjunta, com as práticas de publicidade responsável e ética.
A associação de Facebook e Instagram ao Conar marca um passo importante da aproximação do meio digital com a autorregulação e amplia as iniciativas do Conselho nesse segmento.
O Conar já elaborou um Guia de Publicidade por Influenciador Digitais, dedicado a estabelecer regras de conduta para os anúncios feitos por criadores de conteúdo, além de ter criado um Conselho de Conteúdo também para monitorar as publicações feitas em redes sociais.
Em comunicado sobre a associação, Conrado Leister, vice-presidente e diretor-geral da Meta no Brasil, ressalta que o movimento reforça a relação de longa data entre a big tech e o Conar e o compromisso com as boas práticas do mercado publicitário brasileiro.
“Temos diretrizes claras sobre o bom uso das nossas plataformas por anunciantes e a participação ativa em órgãos da relevância do Conar é fundamental para que sigamos evoluindo, sempre respaldados por princípios éticos e responsáveis”, diz Leister.
Também no comunicado, o presidente do Conar, Sergio Pompilio, afirma que a parceria com a Meta é mais um passo fundamental em direção ao fortalecimento da autorregulamentação publicitária no País.
A proteção da publicidade responsável e ética não pode ter fronteiras, razão pela qual o nível de cuidado e compromisso precisa ser respeitado em toda a cadeia publicitária. Trabalharemos juntos na promoção de um ambiente de publicidade digital responsável, com a velocidade e profundidade necessárias para endereçar temas tão importantes não só para o mercado publicitário, mas para toda a sociedade”, destaca.
Governo Federal e plataformas de apostas
Nesta semana, o Conar também anunciou outras duas parcerias no sentido de ampliar o debate sobre publicidade ética e responsável.
A primeira foi com a Secretaria de Prêmios e Apostas, do Ministério da Fazenda, a fim de aumentar a responsabilidade das empresas do setor a respeito das mensagens publicitárias.
As duas organizações prometeram criar um fluxo permanente para comunicar irregularidades nos anúncios das empresas do setor, aumentando, assim, a fiscalização.
Outro acordo firmado pelo Conar foi junto com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). Por meio desse acordo, Conar e Secom devem realizar atividades em conjunto para ajudar na conscientização de informações a fim de coibir a disseminação de informações inverídicas, fraudes ou golpes, sobretudo no ambiente digital, que envolvam marcas da administração pública.
De acordo com a Secom e o Conar, a partir da sinalização desse tipo de conteúdo, as duas instituições poderão tomar medidas cabíveis para a proteção tanto das políticas e instituições públicas quanto dos cidadãos.