Reed Hastings deixa o cargo de CEO da Netflix

Buscar

Reed Hastings deixa o cargo de CEO da Netflix

Buscar
Publicidade

Mídia

Reed Hastings deixa o cargo de CEO da Netflix

Executivo atuará como presidente executivo da empresa e delegou funções a Ted Sarandos e Greg Peters


20 de janeiro de 2023 - 8h59

*Do AdAge com informações da Bloomberg

Reed Hastings, cofundador da Netflix, está deixando o cargo de CEO da empresa que liderou por mais de duas décadas. O posto fica sob os cuidados de seus dois associados de longa data, Ted Sarandos e Greg Peters.

Reed Hastings Netflix

Reed Hastings, ex-CEO da Netflix (Crédito: Gabriel Aponte/GettyImages)

Sarandos, que já foi co-CEO, é o rosto público da empresa em Hollywood. Já Peters, ex-COO, supervisionou o desenvolvimento de produtos e investiu na publicidade. Hastings, de 62 anos, atuará como presidente executivo da empresa.

“Nosso conselho discute o planejamento de sucessão há muitos anos (até os fundadores precisam evoluir!)”, afirmou Hastings em um post de blog. “O conselho e eu acreditamos que é o momento certo para concluir minha sucessão”.

A Netflix encerrou o ano em alta. A empresa recebeu 7,66 milhões de assinantes no último trimestre de 2022, superando facilmente a estimativa média de 4,5 milhões dos analistas de Wall Street. A receita, de US$ 7,85 bilhões, ficou em linha com as estimativas, enquanto o lucro, de US$ 0,12 por ação, caiu bem abaixo do mesmo período do ano anterior. A empresa previu que sua margem de lucro e fluxo de caixa livre melhorariam no próximo ano.

Sarandos e Peters devem guiar a Netflix em um período turbulento na indústria da mídia. A empresa acaba de relatar seu ano mais lento de crescimento de assinantes desde 2011, ano em que separou seu negócio de streaming de seu serviço de DVD por correio.

As ações da empresa perderam metade de seu valor no ano passado, enquanto sua crescente frugalidade alienou algumas das pessoas criativas que antes aclamavam a Netflix como campeã das artes.

No entanto, a lista de programação foi uma das mais fortes da Netflix. A empresa lançou seu terceiro programa de TV mais popular de todos os tempos com Wandinha, seu filme em língua estrangeira mais popular com Troll e seu quarto filme mais visto de todos os tempos, Glass Onion. Seus títulos representaram mais de 80% dos 10 de streaming mais assistidos durante o trimestre, segundo a Nielsen.

Hastings já tinha sinalizado que se afastaria há alguns anos. Ele promoveu Sarandos a co-CEO em 2020 e nomeou Peters a COO ao mesmo tempo. O executivo já delegou quase todas as decisões de Hollywood a Sarandos e gradualmente se afastou dos assuntos do dia-a-dia do negócio.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Chamada de Aquila, plataforma é fruto de coalização entre Associação dos Anunciantes, Kantar, Meta, Amazon e TikTok

  • Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Pinterest lança ferramentas de IA para criativos e performance

    Recursos estão sob guarda-chuva do Pinterest Ad Labs, novo programa de inovação da plataforma para marcas selecionadas testarem os protótipos