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Mídia

Star Wars: o novo sucesso de Angry Birds

Game da Rovio baseado em um dos maiores sucessos da história do cinema já se tornou o mais vendido da famosa série dos pássaros


16 de novembro de 2012 - 9h37

“Angry Birds Star Wars”, o mais novo game da franquia Angry Birds, da Rovio, pode ser o jogo de maior sucesso da marca, até o momento. Apenas duas horas e meia depois do lançamento, em 8 de novembro, “Angry Birds Star Wars” era o aplicativo pago nº 1 do iPhone e o mais vendido da App Store dos EUA, segundo Ville Heijari, vice-presidente de branded marketing da Rovio.

Nem a Rovio e nem a Apple divulgam números específicos de download, mas Mas Heijari afirma que mais jogos foram vendidos no iPhone, mas que outras verões dele foram baixadas pelo Android. O jogo custa $0,99 centavos para o iPhone, enquanto usuários do Android podem baixar uma versão gratuita do game, e então atualizar para uma versão com menos anúncios por $1 dólar.

iPhone x Android

Os diferentes modelos de vendas do iPhone e do Android refletem diferenças em cada base do dispositivo do usuário, afirma ele. Usuários do iPhone estão mais acostumados a pagar pelos aplicativos porque a App Store foi concebida com métodos de pagamento online pelo usuário. Proprietários de aparelhos com Android, por outro lado, estão mais receptivos ao modelo “freemium”, no qual a pessoa baixa um aplicativo de graça e, então, adquire melhorias.

Enquanto o sucesso comercial do game Star Wars se deve em parte à popularidade da saga de George Lucas, Heijari diz que o jogo também é popular entre o público que não conhece os filmes. A maioria dos clientes da Rovio são muito jovens para ter visto a trilogia original de “Star Wars”, afirma ele, e o jogo está vendendo particularmente bem na China, país relativamente indiferente à franquia. “Não estivemos desenvolvendo apenas um novo game, mas também uma rede promocional e publicitária”, explica Heijari. “Quando aparecemos com um novo lançamento, podemos usar essa rede para direcionar as vendas (de aplicativos)”. 

A rede de cross promotional que a Rovio criou inclui um conjunto de produtos off-line, prncipalmente brinquedos para crianças. A Hasbro lançou uma série de bonecos de “Angry Birds Star Wars” antes do lançamento do game, inclusive bonecas de pelúcia e um game Jenga Death Star, que consiste em atirar em pássaros de plástico com estilingue em uma Death Star feita de blocos.

Em 2011, o merchandising das vendas representou 30% dos lucros da Rovio. Segundo Heijari, este faturamento aumentou ainda mais este ano, mas não foram divulgados dados oficiais de 2012.

Licenciamento de brinquedo

Os brinquedos foram primeiramente lançados no início de outubro na Toys ‘R’ Us, loja que fica na Times Square, em Nova York. Como parte do impulso do marketing, toda a fachada do local foi coberta com um banner do “Angry Birds Star Wars”.

O local, que é a matriz internacional da loja de brinquedos, abriu recentemente um display permanente para brinquedos do “Angry Birds. O jogo também é um esforço co-branding entre Rovio e Lucasfilm, cuja assinatura dos personagens do “Star Wars” foi licenciada para uso no jogo. Os heróis da história, como Luke Skywalker, Obi Wan Kenobi e Chewbacca (entre outros) aparecem como pássaros no jogo. Já o vilão Darth Vader e sua trupe são caracterizados como porcos – os inimigos dos jogos de “Angry Birds”.

Hits após “Angry Birds”?

Para a Rovio, o sucesso dos jogos é central para os esforços off-line e o amplo objetivo da empresa em se tornar uma grande marca de multimídia e entretenimento. A empresa possui muitas opções para seguir esse caminho. Lucasfilm tem outros três títulos que poderiam servir para outro game de “Angry Birds” – o game agora foca na trilogia ‘original’ dos episódios IV ao VI – e os filmes de “Indiana Jones”.

O objetivo da Rovio em se tornar uma marca de entretenimento é especialmente interessante considerando a compra da Lucasfilm pela Disney, de $4 bilhões de dólares.

A Rovio não comentou sobre planos de colaborar com a Disney, mas os recursos que a Disney poderia disponibilizar para que a marca desenvolvesse mais produtos físicos é enorme. No passado, a Rovio também manifestou interesse de playgrounds para crianças. Enquanto isso, porém, ela já provou ser capaz de fazer aquilo que tantos outros fabricantes de games não conseguem: criar hits de sucesso.

Do Advertising Age. 

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