Time Warner separa operação impressa

Buscar
Publicidade

Mídia

Time Warner separa operação impressa

Reestruturação cria empresa para revistas como Time e People e grupo de TV e Cinema com HBO, CNN e Warner


6 de junho de 2014 - 8h38

Nesta sexta-feira, 6, Time Inc. e Time Warner se separam definitivamente. O spin-off havia sido anunciado no início de maio e é resultado de um processo que vem tomando forma no último ano e é a terceira reestruturação que a empresa enfrenta nos últimos anos – em 2009 separou-se da AOL e da Time Warner Cable.

Após a separação, a Time Inc. ficará responsável pela gestão de 23 revistas e 43 propriedades digitais nos Estados Unidos, além de mais de 70 versões internacionais. Entre os títulos estão Time, People e Sports Illustrated. Por sua vez, a outra empresa se dedicará em conteúdo para TV e cinema. Suas principais marcas são Warner Bros, CNN e HBO.

A operação lembra o processo atravessado pela News Corporation, de Rupert Murdoch. Há um ano, um segmento da empresa se tornou a News Corp e tornou-se independente, dedicando-se a um vasto universo de jornais, revistas e sites, nos quais se destacam o inglês The Times e o americano Wall Street Journal. Outra parte tornou-se a 21st Century Fox, dedicada às operações de cinema e TV de marcas como Fox e BSkyB.

Em carta aos investidores enviada em 8 de maio, Joe Ripp, CEO do Time Inc, justificou a separação como uma concentração de esforços. “Como uma companhia independente e baseada em publicidade, acreditamos que podemos focar mais efetivamente em nossos objetivos e satisfazer as necessidades estratégicas de nossos negócios”, disse. Ripp reconheceu, apesar da decisão, os riscos que orbitam publicações impressas, principalmente em mercados desenvolvidos como o americano.

Na última década, a divisão de impressos da Time Inc. perdeu 34% de receitas e 59% de lucros. A circulação média de suas revistas tem caído nos seis anos anteriores, assim como o número de anúncios caem seguidamente nos últimos oito anos. Em janeiro de 2013, a empresa cortou cerca de 500 funcionários.

Por outro lado, as receitas digitais vêm crescendo, apesar de modestas. A maioria dos títulos do grupo tem realizado investimentos em vídeos para internet. No início de maio, a Time Inc. realizou uma apresentação ao mercado publicitário americano sobre os novos projetos para 2014 durante o Digital Content NewFronts do IAB. A principal novidade era o The Daily Cut, hub de vídeos dos veículos do grupo.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apple poderá fechar acordo com OpenAI em breve

    Apple poderá fechar acordo com OpenAI em breve

    Parceria permitirá integração de soluções de IA da OpenAI nos aparelhos da gigante da tecnologia; Apple está prestes a lançar o sistema operacional iOS 18 no iPhone

  • Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos

    Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos

    Novidade foi apresentada pela plataforma no último dia 14 e visa juntar informações em tempo real