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Time Warner separa operação impressa

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Time Warner separa operação impressa

Reestruturação cria empresa para revistas como Time e People e grupo de TV e Cinema com HBO, CNN e Warner


6 de junho de 2014 - 8h38

Nesta sexta-feira, 6, Time Inc. e Time Warner se separam definitivamente. O spin-off havia sido anunciado no início de maio e é resultado de um processo que vem tomando forma no último ano e é a terceira reestruturação que a empresa enfrenta nos últimos anos – em 2009 separou-se da AOL e da Time Warner Cable.

Após a separação, a Time Inc. ficará responsável pela gestão de 23 revistas e 43 propriedades digitais nos Estados Unidos, além de mais de 70 versões internacionais. Entre os títulos estão Time, People e Sports Illustrated. Por sua vez, a outra empresa se dedicará em conteúdo para TV e cinema. Suas principais marcas são Warner Bros, CNN e HBO.

A operação lembra o processo atravessado pela News Corporation, de Rupert Murdoch. Há um ano, um segmento da empresa se tornou a News Corp e tornou-se independente, dedicando-se a um vasto universo de jornais, revistas e sites, nos quais se destacam o inglês The Times e o americano Wall Street Journal. Outra parte tornou-se a 21st Century Fox, dedicada às operações de cinema e TV de marcas como Fox e BSkyB.

Em carta aos investidores enviada em 8 de maio, Joe Ripp, CEO do Time Inc, justificou a separação como uma concentração de esforços. “Como uma companhia independente e baseada em publicidade, acreditamos que podemos focar mais efetivamente em nossos objetivos e satisfazer as necessidades estratégicas de nossos negócios”, disse. Ripp reconheceu, apesar da decisão, os riscos que orbitam publicações impressas, principalmente em mercados desenvolvidos como o americano.

Na última década, a divisão de impressos da Time Inc. perdeu 34% de receitas e 59% de lucros. A circulação média de suas revistas tem caído nos seis anos anteriores, assim como o número de anúncios caem seguidamente nos últimos oito anos. Em janeiro de 2013, a empresa cortou cerca de 500 funcionários.

Por outro lado, as receitas digitais vêm crescendo, apesar de modestas. A maioria dos títulos do grupo tem realizado investimentos em vídeos para internet. No início de maio, a Time Inc. realizou uma apresentação ao mercado publicitário americano sobre os novos projetos para 2014 durante o Digital Content NewFronts do IAB. A principal novidade era o The Daily Cut, hub de vídeos dos veículos do grupo.

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