Trunfo da grade há 27 anos, basquete segue como aposta da ESPN
Canal inicia nesta quarta-feira, 18, a exibição da temporada 2017-2018 da NBA
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Bárbara Sacchitiello
18 de outubro de 2017 - 12h00
Nesta quarta-feira, 18, a ESPN começa a exibir a nova temporada da NBA, a mais importante competição de basquete do mundo. A modalidade não é novidade na grade do canal esportivo. Há 27 anos, a empresa adquiriu os direitos de transmissão naquele que é considerado o esporte mais popular do país sede da ESPN, os Estados Unidos. Assim que a operação brasileira nasceu, no início dos anos 90, a competição passou a ser exibida também por aqui.
Embora seja produto fixo da grade, a liga norte-americana vem despertando um interesse maior dos público brasileiro nos últimos anos, na opinião da diretoria do canal. “A NBA é uma das ligas que cresce a cada no mercado brasileiro, cada vez mais identificado com os esportes americanos. Somente na última temporada (2016/2017), a ESPN impactou 36% mais pessoas com a NBA do que na temporada anterior”, diz German Hartenstein, diretor geral da ESPN Brasil.
Na opinião do executivo, alguns fatores explicam o aumento do interesse da audiência nacional pelo basquete. “O crescente sucesso pode ser explicado por diversas razões, dentre elas o espetáculo que ocorre a cada partida, com todo o entretenimento nos ginásios, além do elevado nível técnico proporcionado por grandes jogadores como LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant, Russell Westbroock, entre outros”, lista German. Outro ponto que favorece o interesse do público brasileiro, na opinião do canal, é a presença de jogadores brasileiros na NBA.
Para essa nova temporada, a expectativa do canal é incrementar as transmissões e a cobertura jornalística e, consequentemente, atrair mais público. A ESPN promete transmitir 170 jogos ao vivo, com exibição sempre às quartas e sextas-feiras e também nos finais de semana. Para a nova temporada, o canal já fechou acordos de patrocínio com Motorola e Bradesco. Outras cotas ainda estão disponíveis para negociação.Além de ter um bom desempenho comercial, as pretensões do canal com a nova temporada da NBA também compreendem a ampliação do público-alvo. Embora a maior parte da audiência do basquete seja masculina (do público de 18 a 49 anos), a ESPN já vê um incremento da quantidade de mulheres que gosta de acompanhar a NBA pela telinha. “Somente nas finais desse ano registramos crescimento de 12% entre as mulheres. O objetivo é que possamos levar a NBA a cada vez mais fãs de esportes, mostrando a força do maior basquete do mundo e a tradição da ESPN na transmissão das ligas americanas”, finaliza German.
Desde 2015, a ESPN divide os direitos de transmissão da NBA com a SporTV. A etapa final do torneio, que deve acontecer em abril e maio do próximo ano, é exclusiva da ESPN.
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