Virginia Fonseca: “o público sente quando se é verdadeiro”
Influenciadora e empresária falou sobre a experiência de ter seu público ampliado desde quando recebeu a missão de conduzir o Sabadou, seu programa no SBT
Virginia Fonseca: “o público sente quando se é verdadeiro”
BuscarVirginia Fonseca: “o público sente quando se é verdadeiro”
BuscarInfluenciadora e empresária falou sobre a experiência de ter seu público ampliado desde quando recebeu a missão de conduzir o Sabadou, seu programa no SBT
Valeria Contado
22 de agosto de 2024 - 6h00
Dona de um perfil no Instagram com mais de 48 milhões de seguidores, a criadora de conteúdo e empresária Virginia Fonseca é uma das apostas do SBT neste ano de 2024.
Com Sabadou, programa dirigido por João Mesquita, que também comanda o The Noite, com Danilo Gentili, a emissora busca se conectar com o público de forma mais orgânica e fluida.
À frente da apresentação do programa desde abril, Virginia, que também é uma das sócias da marca de cosméticos e beleza Wepink, contou ao Meio & Mensagem sobre a a experiência de levar a fama do ambiente digital para a televisão.
Meio & Mensagem — Você já tinha uma carreira consolidada na internet e aceitou o desafio de apresentar um programa na TV. O que muda na construção de um tipo de conteúdo para outro?
Virginia Fonseca — Muita coisa! Na internet, gero conteúdo da minha vida, falo sobre mim, minhas filhas, meu marido e por aí vai. É o meu diário compartilhado com meus seguidores. Não preciso estar arrumada, não me prendo a nenhum tipo de roteiro, só faço. Na TV, tudo leva mais tempo, tem toda uma equipe a quem sou muito grata, porque me receberam de braços abertos, entendem as minhas dificuldades e têm muita paciência. O que acho melhor é que também me ouvem, me ajudam. Estou acostumada a lidar com poucas pessoas, que são do meu convívio, e na TV é diferente. Estou fora da minha zona de conforto. Interajo com muita gente que, em alguns casos, não conheço. A grande verdade é que fui acolhida com muito carinho pela família SBT, e estou tentando retribuir dando o meu melhor.
M&M — E o contrário? Percebeu a aproximação do público que não é nativo da Internet ao seu perfil?
Virginia — A cada programa exibido recebo cada vez mais carinho e apoio do público e a audiência está indo bem. Muitas pessoas me acompanham desde o início na internet e, agora, na TV. Vejo as mensagens, os comentários e sinto esse carinho imenso. Também percebi, desde a estreia do programa, uma quantidade maior de público mais velho, que tem o hábito de ver TV todos os dias ou no final de semana. Alguns começaram a assistir o Sabadou por causa dos filhos, sobrinhos ou netos e gostaram do resultado. Passaram a nos conhecer e migraram também para as redes sociais. É uma troca muito legal, porque acabo alcançando um público mais amplo, de diferentes faixas etárias e interesses.
M&M — E como tem sido a experiência de trabalhar na na televisão?
Virginia — Definitivamente, é uma experiência incrível e desafiadora. Aprendo algo novo seja na parte técnica, na interação com os convidados, em alcançar a audiência. Minha mãe sempre teve o sonho de que eu fosse apresentadora e eu sempre falava: ‘mãe, na hora certa as coisas acontecem’. Quando aconteceu, quis dividir esse momento com ela, que me ajudou muito, sempre. Me sinto mais em família ali no palco. Quer queira ou não, é uma segurança. O Lucas Guedez (que faz parte do elenco do Sabadou) é um parceiro da vida, o ser mais engraçado que existe, e quando a Dani (Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT) me fez esse convite, pensei na hora nele para estar comigo.
M&M — Quais dicas daria para outros influenciadores que querem fazer sucesso na televisão? Existe alguma fórmula?
Virginia — A fórmula não existe, ou ainda não descobri, mas acho que a principal dica é ser autêntico e mostrar sua essência. Nas redes sociais têm pessoas de todos os jeitos possíveis de se imaginar, e o que te diferencia das outras é a sua verdade: quem você é, o que você pensa. O público sente quando você é verdadeiro. Claro que é importante se preparar para isso, aprimorar a comunicação usando como principal parâmetro as críticas construtivas, por que existem, viu? Você tem de estar pronto, para quando as coisas acontecerem, não deixar se levar pela vaidade e respeitar seus seguidores, porque são eles que te levarão longe.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King