Assinar
De 3 a 6 de março de 2025 I Barcelona – ESP
Opinião

O Metaverso e a realidade imersiva invadiram o MWC 2023!

Temas como Metaverso, realidade aumentada, realidade virtual, MixedReality, hologramas e tecnologias hápticas e IA aparecem em todas as partes do evento


1 de março de 2023 - 14h24

Prós e contras do metaverso

Crédito: Shutterstock

A cada ano as tecnologias emergentes passam a ocupar um espaço maior no MWC e esse ano não foi diferente. Dessa vez, vemos as tecnologias imersivas ganharem o palco e a atenção do público.

Temas como Metaverso, realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), MixedReality (XR), hologramas e tecnologias hápticas, juntamente com AI (Inteligência Artificial), aparecem em todas as partes do evento.
O tema foi pauta de 15 palestras e debates da agenda principal do MWC, apenas nos dois primeiros dias do evento. O assunto foi discutido no palco principal do evento (Congress) – para as delegações convidadas durante os debates da GSMA Ministerial Programme (um dos espaços de conferências do evento); apareceu nos palcos da Industry City (que faz parte do setor de Showroom do evento); nas apresentações dos Partner Programmes (espaço dentro do evento para os parceiros) e, claro, foi hot topics na 4YFN (4 Years From Now) – espaço gigante e sensacional, por sinal, criado dentro do evento só para startups.

Mas não parou por aí não! O tema apareceu com força também nos stands, nesse ano cerca de 30 stands estão 100% dedicados para o tema e, em outros 20, o tema também faz parte do portfólio. As tecnologias de imersão estão em ebulição e a expectativa é que esse mercado atinja uma receita de U$ 31 bilhões em 2023 e U$ 52 bilhões até 2027, apenas no setor enterprise.

Segundo o Gartner, o Metaverso juntamente com o ecossistema de tecnologias vão gerar uma oportunidade de mercado de U$ 5 trilhões, até 2030. A mágica toda acontece quando cruzamos essas tecnologias com alguns setores como a indústria, saúde, varejo e educação. Ainda não sabemos a magnitude da transformação das nossas vidas no futuro com as tecnologias imersivas e sensoriais, apenas sabemos que a forma como iremos interagir com as pessoas e o trabalho irá mudar.

Nos próximos dois dias, o tema aparecerá em mais sete palestras e debates. E, é claro, que eu vou seguir atento por aqui, e compartilhando com vocês!

Publicidade

Compartilhe

Veja também