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Olimpíada: a cobertura de quem não tem direitos de transmissão

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Olimpíada: a cobertura de quem não tem direitos de transmissão

Mesmo sem os direitos de exibir as provas da competição, empresas de mídia investem na produção de conteúdo e cobertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024


24 de julho de 2024 - 14h32

O ambiente digital é uma das apostas dos veículos para a cobertura olímpica (Crédito: Shutterstock)

Ambiente digital é uma das apostas dos veículos para a cobertura olímpica (Crédito: Shutterstock)

Os Jogos Olímpicos Paris 2024, que começam oficialmente nesta sexta-feira, 26, serão o foco da atenção do público e de empresas de mídia. A Globo e a CazéTV, que são detentoras dos direitos oficiais de transmissão, já planejaram equipes especiais para estruturar uma cobertura que terá mais de mil horas de conteúdo olímpico, somando os dois canais.

No entanto, o maior evento esportivo do mundo também está no radar de diversas outras empresas de mídia que enviaram equipes para a capital francesa para realizar a cobertura, ou mesmo disponibilizar um espaço para replicar o conteúdo de quem transmitirá a Olímpiada.

Esse é o caso do Prime Video, que apesar de não ser um veículo de mídia, terá em sua grade os canais Globo (Multishow, SporTV, Viva, GNT, UniversalTV e outros) por meio da assinatura com custo adicional de R$ 44,90, além de todo o conteúdo da grade da CazéTV de forma gratuita.

Assim como o que acontece com a plataforma de streaming, a Watch Brasil entregará aos assinantes do pacote Power toda a transmissão que será realizada pelo Sportv, na TV por assinatura.

O Zapping, por sua vez, contará com os cinco canais Sportv, além de 44 sinais extras, que também são disponibilizados pelo canal de TV por assinatura da Globo. A plataforma oferecerá, ainda, a possibilidade de ter o X (antigo Twitter) na tela para acompanhar no feed da rede social com os principais comentários e informações das competições.

Já a NSports trabalhará com formatos como streaming, canal linear, mídias sociais entre outros, atuando como mídia partner do Comitê Olímpico do Brasil (COB), além de estar presente em todas as comunicações do COB, como backdrops, eventos e comunicados à imprensa.

A Band, por sua vez, será representada pela Rádio Bandeirantes e BandNews FM como transmissores no rádio. O grupo enviará uma equipe de profissionais que serão os responsáveis por acompanhar as provas individuais e coletivas, além da cerimônia de abertura.

Cobertura na TV e no digital

Na televisão, a TV Cultura exibirá boletins durante o Jornal da Cultura, trazendo notícias diretamente de Paris, por meio de uma parceria com a Casa Brasil e a Petrobras. A Record, por sua vez, levará a cobertura olímpica para o digital.

Com a ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica Márcia Fu, a emissora aproveitará a estreia do Canal da Fu!, que tem a ACLR, network do Portal R7, como parceiros comercial, para abordar o assunto.

A TNT Sports, marca esportiva da Warner Bros. Discovery, também terá a sua cobertura focada no digital por meio da criação de conteúdo in loco para redes sociais e debates nos programas De Zero a Dez e De Placa, ambos transmitidos no YouTube. O canal terá, ainda, uma cobertura realizada por intermédio de uma parceria pontual com a Neoenergia que contempla alguns conteúdos focados, principalmente, na representatividade feminina.

Por meio de seus canais New Brasil, Pluto TV Canal UOL, Pluto TV Record News e Euronews Português, a Pluto TV trará uma cobertura completa com 24 horas de conteúdo com comentários e notícias.

Alinhado com o seu posicionamento “O Terra é de todos o tempo todo”, o trabalho do portal Terra tem como premissa uma transmissão em tempo real e com olhar voltado a diversidade de temas.

Exemplo disso é o programa Paris é Delas, comandando pela jornalista Renata Veneri que conta as histórias conquistas, derrotas, surpresas vividas e reveladas por cada atleta ao longo dos 16 dias de competição, além de informações como resultados, entrevistas e conteúdos produzidos dentro da Casa Brasil em Paris, produzidos pelo COBCast.

O UOL levará 50 profissionais para realizar a cobertura in loco, além de oferecer uma experiência imersiva com a Casa UOL Esportes em São Paulo, que proporcionará uma programação exclusiva com painéis e discussões sobre temas esportivos com convidados especiais, ativações e espaços interativos.

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