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Opinião

Como mensurar resultados em plataformas de streaming?

2021 será, sem dúvidas, um ano muito importante para a publicidade digital; sua marca saberá como dimensionar?


19 de janeiro de 2021 - 14h00

(Crédito: Simpson33/ iStock)

2020 foi o ano das grandes transformações no ambiente digital. A ascensão de novos players de streaming, o boom de lives e a chegada do formato live commerce são alguns exemplos de inovações que vieram para ficar e que devem nortear o mercado publicitário no próximo ano.

O estudo Tendências e Previsões de Mídia para 2021, realizado pela Kantar, aponta que o impacto da pandemia nos investimentos publicitários é algo duradouro. A indústria precisa ter agilidade para entender as mudanças no comportamento do consumidor e assim definir as estratégias de mídia.

Muitas novidades trazem aos anunciantes a oportunidade de impactar o seu público de maneira mais assertiva, com campanhas personalizadas e com a mensuração dos impactos mais reais. A avaliação híbrida, com base em analytics, inclusive, é outra tendência em 2021.

Esse protagonismo do universo online, acelerado ao longo deste ano pela pandemia de Covid-19, gera algumas dúvidas em relação à mensuração dos resultados. Mas como medir o real impacto de uma ação veiculada em plataformas de streamings como Spotify, Pluto TV e Tubi, por exemplo?

Essa mensuração é possível a partir de um modelo de atribuição similar ao utilizado para TV e rádio, validado ao longo dos últimos anos. A ferramenta de moment marketing e business intelligence possibilita a identificação do crescimento percentual de um KPI, no minuto que a campanha foi veiculada mesmo em modelos 1:1, sem utilizar quaisquer IDs ou dados privados. Dessa forma é possível avaliar, por exemplo, a busca por uma palavra-chave e entender quais foram os gatilhos do anúncio.

Comprar mídia nos horários nobres das grandes emissoras é um formato genuíno, essencial para construção de marca e continuará sendo uma realidade. Nós, enquanto mercado, no entanto, temos de estar atentos para evoluir e expandir a nossa observação para as novas plataformas, que conectam um público cada vez maior e mais engajado com as tecnologias e inovações. 2021 será, sem dúvidas, um ano muito importante para a publicidade digital. A sua marca saberá como mensurar?

**Crédito da imagem no topo: hh5800/iStock

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