Igualdade de gênero, um esforço contínuo e de todos

Buscar

Igualdade de gênero, um esforço contínuo e de todos

Buscar
Publicidade

Opinião

Igualdade de gênero, um esforço contínuo e de todos

Alinharmos os valores da sociedade aos objetivos climáticos, destacando que a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade premente.


22 de dezembro de 2023 - 14h00

Promover a igualdade de gênero ressalta a necessidade de esforços coletivos. Tive a honra de mediar o painel sobre redução de desigualdade do Female Quotient no Future Mobility HUB na COP28, uma plataforma global que transcende as fronteiras e os interesses variados dos participantes, e que para mim se compara ao espírito dos Jogos Olímpicos.

Que oportunidade ímpar poder abordar um tema crucial em parceria com o Female Quotient! O painel explorou a jornada em direção à igualdade de gênero e turismo sustentável, com destaque a alguns programas inovadores do Mato Grosso, idealizados por Virginia Mendes, primeira-dama do Estado, que expressa sua missão de vida em servir, acreditando na possibilidade de transformar vidas por meio da Superação, Esperança e Respeito.

Trabalhando voluntariamente na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Virginia idealizou o SER Família visando reduzir desigualdades sociais e promover a cidadania e inclusão social de famílias vulneráveis. Atualmente, o programa beneficia mais de 70 mil famílias em diversas categorias. Conceituou também o programa social com atenção especial às comunidades indígenas, investindo mais de R$ 3 milhões para apoiar famílias vulneráveis e instalar poços artesianos nas aldeias, garantindo acesso à água potável para cerca de 10% da população indígena.

Alinharmos os valores da sociedade aos objetivos climáticos, destacando que a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade premente. Empresas que adotam a sustentabilidade desde o início não apenas fortalecem sua conexão com os consumidores, mas também enviam uma mensagem autêntica sobre seu compromisso com o planeta e a sociedade.

Para mim, quatro pilares-chave avaliam a saúde de igualdade de uma empresa: paridade, liderança, avanço e cultura, que quando abordados e melhorados individualmente, transformam o ideal de inclusão em realidade. Mentorar, promover, servir como modelo, fechar a lacuna salarial, implementar licenças parentais justas, oferecer oportunidades e eliminar viés de gênero são ações essenciais para transformar a inclusão em realidade.

Alcançar a igualdade de gênero requer o empoderamento das mulheres; é sobre garantir a participação igualitária em decisões públicas e privadas e, assim, o acesso aos recursos não serão mais favorecidos aos homens. Um futuro igualitário significa que mulheres e homens participam plenamente como parceiros iguais na vida produtiva, onde as oportunidades e recursos não são mais favorecidos com base no gênero.

Essa visão reflete o compromisso com a construção de um mundo mais justo e inclusivo. Mas só vamos construir um futuro mais igualitário juntos!

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais