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Opinião

O poder dos dados inteligentes

Como a personalização da experiência pode impulsionar o sucesso dos negócios no varejo


17 de fevereiro de 2022 - 15h30

Crédito: Shutterstock

Do impacto contínuo da pandemia no comportamento do consumidor ao aumento acelerado da digitalização de serviços, é seguro dizer que a maneira como os clientes esperam interagir com as empresas de varejo foi transformada para sempre. Não mais contentes com uma abordagem única, os clientes de hoje estão procurando empresas que possam adaptar as ofertas de acordo com sua própria percepção sobre o que conta como uma experiência de varejo segura, conveniente e satisfatória.

As empresas reconhecem a importância crítica que a personalização de serviços agora desempenha para ganhar e manter a fidelidade de seus clientes. Ainda assim, embora estudos mostrem que 72% dos consumidores só agirão com base nas mensagens promocionais se forem personalizadas, de acordo com suas necessidades e preferências; uma pesquisa da Adobe indica que apenas 37% das empresas personalizam mais da metade de sua jornada de varejo. Essa desconexão deve ser resolvida e, graças aos constantes avanços da tecnologia, uma solução eficaz para este desafio está finalmente ao nosso alcance: o uso de dados inteligentes.

Construindo um caminho para a personalização

É no varejo que as soluções de dados inteligentes estão demonstrando seu valor abrangente para atender às expectativas individuais de cada cliente. Usando uma combinação de modelos algorítmicos e de otimização suportados por IA (Inteligência Artificial) avançada, plataformas de última geração podem capacitar os varejistas para acessar instantaneamente uma visão 360 em tempo real, e sempre precisa, dos hábitos de compra do cliente e interesses em produtos ou serviços. Um exemplo é a integração de tais soluções com o serviço gratuito de Wi-Fi de uma empresa. Por meio de integrações, e uma vez que um cliente fornece permissão para a coleta de seus dados, os varejistas podem começar a criar automaticamente perfis de clientes individualizados, apontando para quais ofertas promocionais são mais prováveis de serem acionadas, no momento em que um cliente conecta seu dispositivo.

Aproveitando análises de alto valor que, além dos hábitos de consumo, podem incluir insights sobre o gênero de um cliente, nível de renda, preferências de despesa média e muito mais, os varejistas podem compensar significativamente o risco de promover itens não relacionados que deixam até 74% dos compradores frustrados. Considere o seguinte: como um cliente que segue uma dieta vegana responderia a ofertas que promovam carne? Com as soluções de dados inteligentes mais avançadas agora disponíveis, pode-se contornar instantaneamente estas suposições e fornecer detalhes sobre produtos relevantes, e até mesmo combinar facilmente análises obtidas de redes Wi-Fi com dados de clientes localizados em sistemas de ponto de venda e CRM. Isso cria uma fonte única de informação sobre como cada consumidor deseja que aconteça a relação de contato durante a jornada de compra.

Garantindo uma experiência perfeita no mundo físico e digital

Desde o surgimento do e-commerce, há um desafio rotineiro de como unificar as compras físicas e online, garantindo uma experiência otimizada e personalizada, independente do ambiente escolhido. As soluções de dados inteligentes estão mais uma vez provando ser a chave para tal solução. Por exemplo, os provedores de tecnologia de dados inteligentes que oferecem recursos de mapa de calor, apontando para as áreas que um cliente frequenta em um local físico, não oferecem apenas a oportunidade de descobrir quais produtos têm melhor ressonância com o cliente na próxima vez que ele for à loja. A mesma análise também pode ser aplicada a futuras visitas no site, mantendo um toque personalizado consistente. Da mesma forma, os comportamentos de compra de experiências online podem ser aproveitados instantaneamente para criar uma jornada de compra aprimorada, na próxima vez que um cliente decidir visitar o local físico.

Maximize a eficiência operacional do varejo e os resultados comerciais

A tecnologia Smart Data também oferece solução para manter a qualidade do serviço em cenários de falta ou ausência de colaboradores, permitindo ao novo efetivo da empresa obter uma visão instantânea das preferências do cliente e ser proativo na oferta de produtos.

Levando o serviço rápido e personalizado um passo adiante, as plataformas de dados inteligentes inovadoras podem até mesmo se integrar com a tecnologia de reconhecimento facial avançada para identificar automaticamente um cliente e suas necessidades de serviço exclusivas. Estas soluções podem contornar totalmente processos frustrantes, reconhecendo automaticamente um cliente e suas preferências, no momento em que ele se aproxima de um terminal de ponto de venda.

O resultado final dos lucros de varejo

Independentemente de quão imprevisível seja o futuro do setor de varejo, a única coisa certa é que a personalização da experiência veio para ficar e só aumentará sua necessidade com o passar do tempo. À medida que as próprias empresas evoluem para atender a uma gama maior de necessidades dos clientes, incluindo o aumento da oferta de serviços financeiros, os varejistas mais do que nunca precisam de inteligência de dados que lhes permitam posicionar melhor essas ofertas para o sucesso. Aproveitá-la para garantir a satisfação de cada cliente e também a sua fidelização, independentemente do mercado ou região, é a peça fundamental de qualquer negócio de sucesso.

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