Potências positivas
Seleção 30 Under 30 destaca jovens brasileiros com potencial de impactar positivamente o desenvolvimento da indústria, retrata a amplitude do setor e os múltiplos perfis profissionais que o mantêm efervescente
Seleção 30 Under 30 destaca jovens brasileiros com potencial de impactar positivamente o desenvolvimento da indústria, retrata a amplitude do setor e os múltiplos perfis profissionais que o mantêm efervescente
Atrair e reter talentos é um dos desafios de muitas indústrias, mas, no caso de empresas dos setores de comunicação, marketing e mídia, esse é o principal ativo. Com as transformações velozes da sociedade e as inexoráveis mudanças geracionais, a tarefa fica ainda mais difícil.
O problema ganha complexidade no cenário atual, com as discussões latentes sobre o impacto do trabalho híbrido na eficiência e na criatividade, comprometimento apontado como mais danoso para as gerações mais novas, que estariam sendo prejudicadas em seu desenvolvimento pela prática de atividades remotas.
Em contraponto, a indústria convive com recordes de pedidos de demissão voluntária, muitas vagas em aberto em empresas em expansão, rotatividade de profissionais nas áreas mais aquecidas e alta pressão sobre os gestores por ambientes de trabalho mais saudáveis.
Nesse contexto desafiador, Meio & Mensagem selecionou nas últimas semanas e publica, agora, na reportagem das páginas 44 a 49, a seleção de talentos da quarta edição do 30 Under 30. A lista mantém o propósito original de destacar jovens brasileiros com potencial de impactar positivamente o desenvolvimento da indústria, segue critérios editoriais, considera nascidos a partir de 1995 e busca retratar a amplitude do setor, com suas diversas ramificações de negócios, assim como os múltiplos perfis profissionais que nele atuam.
O trabalho de escolha dos nomes mobilizou toda a redação nas últimas semanas. Antes da definição final, feita somente na semana passada, foram realizadas inúmeras pesquisas, checagens e consultas. Também levou-se em consideração as indicações dos membros do Círculo Liderança, benefício exclusivo da modalidade de assinatura corporativa de Meio & Mensagem, que puderam enviar sugestões de 24 de março a 11 de abril. No total, foram mais de 150 indicações recebidas e avaliadas.
Várias boas opções não puderam entrar na lista final por terem nascido antes de 1995, corte seguido como premissa para a lista. Diversas outras, com idades compatíveis com essa regra, também poderiam estar citadas, mas a redação manteve a preocupação de contemplar na seleção final as várias atividades que sustentam a indústria. Há roteirista, criativos, executivos de marketing, negócios, atendimento e mídia, profissionais de áreas comerciais, especialistas de conteúdo, consultores, diretores cinematográficos, influenciadores e empreendedores. No geral, são talentos multidisciplinares, nativos digitais e pessoas que enxergam o trabalho como meio de causar impacto positivo na sociedade — seja pela sua própria voz ou por meio das marcas e empresas que representam.
Considerando a quantidade de talentos promissores que acabaram não figurando na lista final, era possível transformar o projeto em 60 Under 30, no mínimo — mas optou-se pela sensatez de não se desconfigurar o formato tradicional.
Os trinta escolhidos se sobressaem ao provocar e inspirar transformações positivas para o desenvolvimento da indústria por, embora ainda muito jovens, já conseguirem ocupar lugares de destaque e liderança em projetos ou empresas e, com suas convicções e atuações, apontarem como será o futuro do mercado.
Essa é a quarta vez que essa seleção é consolidada — as versões anteriores foram publicadas nos anos de 2021, 2013 e 2008, e estão disponíveis no site do projeto Talento (meioemensagem.com.br/talento), criado para abordar os impactos das transformações do mercado no desenvolvimento das carreiras e na atração e retenção de profissionais pelas empresas. O esforço editorial se completa com a série em vídeo Mentoria Express, que, em sua quarta temporada, exibirá durante esta semana episódios diários nas redes sociais de Meio & Mensagem, com a indicação de caminhos para as empresas se conectarem melhor com a GenZ e para os próprios talentos guiarem suas atividades profissionais com menos sobressaltos.
Compartilhe
Veja também
Do marketing que convence para o que comprova
No novo cenário hiperconectado, hiperpersonalizado e atravessado pela IA, o marketing que se apoia apenas em repercussão é como um fogo de artifício: bonito, chamativo e passageiro
Se a IA vai escolher a compra, que motivo ela tem para escolher sua marca?
Ferramentas como AI Max do Google e os recursos da suíte Advantage+ da Meta são evolução em eficiência e acessibilidade, mas comoditizam a performance