Rebranding: quando é a hora de mudar?
Para uma transformação de sucesso, é crucial que os executivos também se concentrem na implementação eficaz da estratégia com a ajuda do gerenciamento de projeto
Para uma transformação de sucesso, é crucial que os executivos também se concentrem na implementação eficaz da estratégia com a ajuda do gerenciamento de projeto
Mudanças, sejam elas na vida pessoal ou profissional, demandam um certo planejamento. Algumas acontecem sem aviso prévio, mas a maioria pode – e deve – ser planejada para que seja alcançado um objetivo maior.
No mundo corporativo, a decisão pelo rebranding é um processo importante de mudança para as empresas que desejam se reposicionar no mercado. É a oportunidade de recalcular rotas, reavaliar o que precisa ser compatível com sua estrutura física e humana. Ainda assim, vemos iniciativas falharem em cumprir seus objetivos estratégicos por um simples fator: a falta do gerenciamento de projetos adequado.
Em um levantamento recente, o Project Management Institute (PMI) constatou que quase 80% das organizações passaram por uma transformação significativa, mas apenas 25% dessas iniciativas produziram benefícios tangíveis em relação aos seus objetivos – ou seja, o processo de reinvenção é o novo normal e as organizações precisam trabalhar de maneira mais inteligente para operar em um cenário desconhecido.
Para uma transformação de sucesso, é crucial que os executivos não se concentrem apenas no design da estratégia ou na reformulação visual da marca, mas também na implementação eficaz da estratégia com a ajuda do gerenciamento de projeto. É necessário reunir pessoas qualificadas em gestão de projetos e as ferramentas adequadas para analisar, planejar, monitorar e gerenciar todo esse processo de transformação organizacional.
Em outras palavras, o gerenciamento de projetos é imprescindível para o rebranding, pois permite uma visão ampla da estratégia a ser aplicada, reduzindo o risco de falhas e possibilitando não só o controle de todas as etapas envolvidas, mas também da qualidade dos resultados. Isso é possível graças às metodologias que podem ser aplicadas no processo, como a Série Transformação Organizacional, que habilita líderes e suas equipes para criar uma cultura de inovação por meio da compreensão das melhores práticas de gestão de pessoas e estratégias envolvidas em uma transformação em toda a empresa.
Porém, é importante ressaltar que uma grande mudança no mercado corporativo requer um planejamento de alto nível e uma abordagem correta, garantindo que o mercado entenda sua proposta e tudo o que ela representará para a empresa.
Esse planejamento começa pela definição do time diretamente envolvido no projeto. Nessa etapa, os profissionais de projeto desempenham um papel importante em ajudar a organização a entender seus objetivos estratégicos. O que essa mudança incluirá? Quais pilares precisam ser atualizados ou criados? Essas são apenas algumas perguntas importantes abordadas por eles durante o desenvolvimento do projeto de rebranding.
Isso quer dizer que a decisão vai muito além da estética e da estratégia. E, independentemente do mercado de atuação e da estrutura, toda empresa – da PME à multinacional – deve buscar e aplicar a expertise em gerenciamento de projetos para impulsionar mudanças reais, gerar impacto e garantir a continuidade bem-sucedida dos negócios.
Todo esse esforço transformador pode ser benéfico para a imagem de uma empresa, mas tudo vai depender de como o projeto será desenhado e executado na prática. Podemos dizer que o gerenciamento de projetos é a chave para transformar ideias em realidade. Afinal, praticamente qualquer grande mudança só pode ser alcançada por meio de uma implementação bem-sucedida do projeto.
**Crédito da imagem no topo: Supakritleela/Shutterstock
Compartilhe
Veja também