Retail Media é a chave para atingir os consumidores de forma qualificada.

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Retail Media é a chave para atingir os consumidores de forma qualificada.

A Adsmovil oferece soluções full funnel para varejistas monetizarem seus dados através de publicidade


15 de abril de 2024 - 0h00

Muito tem se falado em Retail Media, um conceito que, apesar de não ser novo, vem ganhando cada vez mais destaque, amadurecimento e oportunidades no mercado mundial. Segundo dados do IAB Europa, há uma projeção de que os investimentos em mídia de varejo irão superar o investimento na televisão tradicional até 2026, ultrapassando US$100 bilhões, o que mostra uma tendência forte de para onde a publicidade irá migrar.

O Retail Media vai se tornar a principal forma de publicidade digital

O Retail Media vai se tornar a principal forma de publicidade digital

Mas afinal, por que o grande hype em cima do Retal Media? De acordo com Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil, adtech líder em inovação de soluções de publicidade digital, o Retail Media é uma solução completa para varejistas e anunciantes. “O Retail Media se posiciona como uma estratégia capaz de contribuir para a construção de audiências muito mais precisas e fidelizadas, já que possuem dados reais de compra e conseguem traçar um perfil certeiro para campanhas de publicidade no ambiente programático, antecipando os comportamentos de compra dos consumidores, o que leva à uma conversão maior de vendas. Do ponto de vista dos retailers, a implantação dessa tecnologia em seus ativos é uma forma de monetização de sua base de dados, trazendo novas receitas e diversificando seus negócios.”

Conforme relatado pela Salesforce, mais de 50% dos anunciantes na América Latina já desenvolveram estratégias centradas em dados primários ou em parcerias de dados de second e third party para viabilizar personalizações em grande escala. Os dados primários provenientes de varejistas são agora considerados inestimáveis para os anunciantes que buscam direcionar audiências com base em transações e padrões de consumo, indo além do simples contexto.

Possibilidades On-Site e Off-Site fazem parte das soluções da Adsmovil

Possibilidades On-Site e Off-Site fazem parte das soluções da Adsmovil

On-Site e Off-Site

Nesse cenário, a mídia on-site tem se desenvolvido de forma acelerada, entregando publicidade para audiências enquanto navegam nas plataformas do varejista, sites e apps normalmente. O Off-Site é a monetização dos dados dos varejistas, além dos seus domínios, em outras plataformas e meios como Mobile, CTV, Áudio Digital e outros. “Com a monetização de dados qualificados dos retailers, as marcas podem buscar uma audiência específica para ser impactada tanto no digital quanto no off-line, como lojas físicas, em mídias OOH, enquanto escutam um podcast ou jogam um jogo. Audiências off-site permitem que os anunciantes adaptem os gastos com publicidade aos principais grupos de compradores. No fim, a combinação dessas estratégias também influencia diretamente no comportamento de compra do consumidor”, comenta Leila Guimarães, Managing Director da Adsmovil no Brasil.

Solução para os anunciantes e varejistas brasileiros

Presente no Brasil há mais de 10 anos, a Adsmovil é pioneira no Retail Media, tendo feito sua primeira incursão nesse universo em 2018, com o lançamento da plataforma de mídia do Rappi em toda a América Latina. Além disso, a empresa já conta com grandes varejistas embarcados em sua plataforma em 14 países, incluindo players como Rappi, Oxxo, Glovo e Farmatodo (maior rede de farmácias da Colômbia).

A solução de Retail Media da Adsmovil oferece uma plataforma full funnel (On-site e Off-Site), que coloca o consumidor no centro do negócio, com ferramentas tecnológicas como real-time bidding e data clean rooms alinhados à lei geral de proteção de dados (LGPD) brasileira. Além disso, ainda possui a plataforma Personas que possibilita adicionar camadas como geolocalização, dados socioeconômicos e muitos outros, criando assim audiências cada vez mais assertivas para as marcas.

“A gasolina do varejo são os dados. O comércio eletrônico tem as informações que ninguém mais tem hoje. Eles sabem quem comprou ou, ainda, avaliou determinado produto e usam essas informações para alimentar os sistemas de publicidade, criando audiências fiéis e específicas, atingindo-as com anúncios mais relevantes, de interesse e de acordo com as necessidades e preferências individuais dos consumidores. Por isso, o Retail Media se torna fundamental, além de garantir maior ROAS para as marcas que querem alavancar seus resultados”, complementa Alberto.

Alberto Pardo, CEO da Adsmovil

Alberto Pardo, CEO da Adsmovil

Os varejistas podem contar com as soluções da Adsmovil para implementação de retail media em seus negócios tanto no On-Site, através de parceria com a TopSort, quanto no Off-site, com solução própria, para a monetização de dados em ambientes externos ao do varejista. Nas estratégias de Off-site a Adsmovil coloca toda sua equipe comercial e de Customer Services atuando em prol do desenvolvimento do negócio, o que garante a venda de publicidade, geração de relatórios e atendimento aos anunciantes, fatores que podem ser muito desafiadores para os varejistas.

Para o varejista, o timing e custos de implementação são baixíssimos, com modelos de negócios baseados em revenue share e entregando aos anunciantes e agências uma solução full funnel de publicidade. O futuro do Retail Media já chegou!

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