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Onipresença potencializa desempenho na Black Friday
Combinando nacional com regional, ação da Americanas para a data destaca os ícones da rede varejista e coloca os próprios gerentes como protagonistas
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Combinando nacional com regional, ação da Americanas para a data destaca os ícones da rede varejista e coloca os próprios gerentes como protagonistas
A cesta ícone da marca Americanas ganhou uma versão gigante e está impactando os consumidores nas ruas de algumas capitais brasileiras, ao longo de novembro. Apelidada de “Cesta Truck”, a iniciativa faz parte da campanha da rede varejista para a Black Friday e busca chamar a atenção do público para as ofertas de todos os departamentos. Na mídia, a comunicação conta com peças veiculadas no site, aplicativo e lojas físicas. A estratégia 360º abrange, ainda, filmes na TV, redes sociais e ações de marketing de guerrilha.
Desde o dia 1º, os consumidores contam com ofertas em diversos departamentos, nas lojas físicas e aplicativo, em iniciativa denominada “Esquenta Black Friday”. Os descontos abrangem desde itens de ticket mais baixo, como bombons e produtos de higiene pessoal, até os mais altos, como TVs, smartphones e computadores.
“Uma Black Friday começa logo quando a anterior acaba”, explica Washington Theotonio, CMO da Americanas, devido ao envolvimento da empresa para estruturação e negociação junto aos fornecedores.
Todo o esforço voltado para uma das datas mais importantes do varejo ganha ainda mais importância devido às expectativas para este ano. Espera-se um crescimento de 12% no faturamento do setor, em relação ao ano passado, segundo dados do relatório “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023”, divulgado no fim de outubro, pela Neotrust.
A Americanas aproveita a capilaridade de suas lojas e a facilidade de compra pelos seus canais online para realizar uma regionalização da comunicação das ofertas, em que as peças consideram as necessidades de cada localidade. A onipresença no mercado permite que a marca alcance diversas promoções relâmpago, ações e condições de pagamento especiais — incluindo cashback para transações com o app Ame e Pix — e sortimento variado nos milhares de lojas físicas, site e aplicativo.
“A nossa estratégia de Black Friday tem foco no produto e na regionalização da comunicação em diferentes praças. Além disso, ressaltamos a comodidade e proximidade da Americanas com os brasileiros, trazendo um grande fluxo de clientes para as lojas físicas, e reforçamos a relevância do digital na jornada de compra”, adiciona Theotonio.
A estratégia da marca está sustentada em três pilares: a gama variada de produtos e a facilidade da jornada de compra dos clientes; a força dos porta-vozes e gerentes das lojas, que são quem mais entende do cliente e que customizam e propagam as mensagens; e, por último, ouvir sempre os consumidores para proporcionar a melhor experiência de compra a partir das ofertas para a data.
Para reforçar a regionalização e valorizar a atuação em cada praça pelo país, a Americanas realiza uma ativação especial, em que coloca os próprios gerentes das lojas de diferentes estados e sotaques para serem os protagonistas das peças. Eles estão participando de lives nas redes sociais e filmes especiais para digital e TV – a fim de apresentar as principais promoções. Dentro dessa estratégia, também são destacados parceiros famosos e influenciadores, que têm o mesmo nome dos gerentes.
Além das ações com veículos e parceiros — como Google, Globo, Meta, TikTok, SBT, Record e empresas de out-of-home (OOH) —, a Americanas conta com a força de seus pontos de contato com os clientes, o que a torna um relevante veículo para a indústria. Somando as interações em lojas, sites, app, redes sociais e visitas às lojas, são mais de 180 milhões de contatos por mês.
Para o período, a Americanas reforçou diversos departamentos – a fim de oferecer suporte ao grande movimento gerado com a Black Friday. Os centros de distribuição ganharam 1.200 funcionários temporários e houve aumento de 110% na contratação de frota, tudo para auxiliar no dobro de caixas expedidas diariamente e garantir o abastecimento das lojas. Já para as lojas físicas, foram abertas mais de 5 mil vagas temporárias em todo o Brasil.
“Como todo o setor, consideramos a Black Friday um dos principais eventos para a companhia”, avalia o CMO de Americanas, afirmando que o objetivo da empresa com a campanha é alcançar 90% da população brasileira com as diferentes mídias na Black Friday.
Americanas valoriza o ícone da cesta vermelha
Caminhão leva ativações, promoções e conteúdo para cidades do Nordeste e Sudeste
O caminhão personalizado com a famosa cesta vermelha da Americanas está percorrendo diversas capitais para anunciar as ofertas da marca. Denominada “Cesta Truck”, a ação passa por cidades do Nordeste (Maceió, Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Teresina, Natal, Recife, Aracaju e São Luís) e Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória).
“Em tempo de tantas ações de megaícones digitais, a nossa ideia é valorizar no mundo real, em larga escala, um ícone nosso. Afinal, quem passa na Americanas não sai sem antes encher a cestinha nas lojas e no aplicativo”, diz Washington Theotonio, CMO da Americanas.
A “Cesta Truck” leva diversas ativações e conteúdo pelas cidades onde passa, o que inclui brindes para o público, ofertas relâmpago nas unidades locais e interação nas redes sociais. “Além de trazer visibilidade para a marca na Black Friday de uma forma impactante, nossa ideia é gerar tráfego nas lojas e cadastrar novos clientes em nosso aplicativo por meio de ofertas que serão anunciadas durante o mês inteiro”, aponta.
O caminhão personalizado com a cesta vermelha é mais uma iniciativa para reforçar a comunicação regionalizada da campanha. Outra ação de destaque dessa estratégia é a integração de experiência near live com a Globo, que conta com produção local em sete cidades: Vitória, Porto Alegre, Fortaleza, São Luís, Belém, Campo Grande e Cuiabá. Tudo combinado com peças out-of-home (OOH).
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