
A força do storytelling que conecta narrativas e consumo
Disney transforma histórias do streaming Disney+ em experiências culturais e de negócios que aproximam marcas e público além das telas
Em um mercado hiperconectado, o consumidor busca experiências imersivas e narrativas de qualidade — exatamente o que a Disney oferece às marcas, ao inseri-las, de forma relevante, na rotina das pessoas. A multinacional de mídia transforma seu portfólio de conteúdo premium em experiências de engajamento cultural, por meio de streaming, cinema, varejo, eventos e plataformas digitais. O ecossistema apoia-se em propriedades icônicas, como Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic, ESPN e Hulu, que atravessam gerações e mobilizam comunidades ativas e apaixonadas.
Para os anunciantes, as oportunidades vão além das telas e incluem interações presenciais, ativações especiais e integrações no varejo. “Entregamos experiências que acompanham o público do início ao fim do dia, seja no sofá com uma série do Disney+, no cinema com os filhos, em eventos ao vivo, em passeios ou consumindo produtos”, afirma Giselle Ghinsberg, diretora de ad sales and partnerships da Disney no Brasil.

Em Curitiba, Disney Celebra: Um Natal Inesquecível traduz o modelo de experiências presenciais, com ativações integradas, interatividade e patrocínio de marcas
Disney+: a espinha dorsal da estratégia global
O Disney+ funciona como espinha dorsal da estratégia da companhia. No terceiro trimestre fiscal de 2025, a plataforma já contabilizava 128 milhões de assinaturas no mundo. Segundo Giselle, o Disney+ reúne dados, cultura e engajamento para conectar pessoas a franquias consagradas e conteúdo original, ao mesmo tempo em que cria oportunidades de integração entre entretenimento, consumo e comunicação de marca — fortalecendo o ecossistema da empresa e ampliando o valor de suas histórias em múltiplos territórios.
A estratégia editorial apoia-se em um equilíbrio entre produções globais e locais, garantindo diversidade e proximidade cultural. Enquanto o catálogo oferece esportes ao vivo e títulos premiados, como Xógun, O Urso, Grey’s Anatomy e Frozen, também investe em produções brasileiras que reforçam identidade e pertencimento, como Impuros, Amor da Minha Vida e Maria e o Cangaço.
Parcerias de Lilo & Stitch ampliam o alcance das ativações da Disney
Ações com Bradesco, Visa, Avon e outras marcas mostram o potencial do Disney+ em gerar conexões além das telas
O engajamento gerado pelas produções atrai grandes anunciantes e sustenta parcerias que geram negócio e se renovam há vários anos. Um dos maiores destaques é Lilo & Stitch, que, neste ano, inspirou campanhas de Avon, Movida, Visa, Bradesco, Havaianas, Bacio di Latte, Pernambucanas e Vivo.
Entre as iniciativas, a promoção “Aventura no Havaí”, de Bradesco e Visa, utilizou o universo tropical da animação e contou com Larissa Manoela em conteúdo para Instagram e TikTok, além de influenciadores de viagem e lifestyle para amplificar a mensagem. Já a Movida realizou a ação “Invasão Stitch” em mais de 260 lojas pelo País, transformando os espaços em ambientes temáticos com brindes colecionáveis. A Bacio di Latte lançou uma edição limitada inspirada no filme, disponível em lojas físicas e no delivery. O lançamento também ganhou uma première especial com imprensa, creators e celebridades, que contou com ativações e muita visibilidade para os parceiros.
Projetos 360º com o Disney+
Outro case relevante é a parceria com a Wizard by Pearson, que uniu educação, entretenimento e experiências aspiracionais dentro do ecossistema do Disney+. A campanha ofereceu desde sorteios diários de assinaturas Premium até uma viagem internacional com acompanhante, além de masterclasses exclusivas, ativações em escolas e shoppings, conteúdo digital com influenciadores e presença de mídia na plataforma.
De espectadores a embaixadores: a força dos fandoms
Com um portfólio diversificado, a Disney oferece integrações capazes de conectar cada marca à audiência certa, no momento e contexto adequados. “É assim que transformamos storytelling em engajamento real. Quando lançamos campanhas ou títulos originais, cocriamos integrações com anunciantes que desejam estar lado a lado do público em momentos de relevância cultural”, afirma Daniela Lopes, head de brand integration da Disney.
Essas iniciativas são transversais e exploram diferentes pontos de contato: a parceria pode se desdobrar em eventos, ativações, promoções, campanhas em múltiplas plataformas, incluindo inserções no streaming. “A marca não é apenas expositora. Ela passa a fazer parte da conexão com o público”, reforça Daniela.
Algumas produções recentes ilustram o poder de ativação além das telas. Divertida Mente 2, que é a maior bilheteria da história do cinema no Brasil, abriu conversas sobre puberdade, ansiedade e saúde mental em redes sociais, universidades e fóruns. Já Lilo & Stitch, no Brasil, movimentou R$ 53,7 milhões em produtos licenciados e impulsionou em mais de 1.300% as vendas de unidades. “As pessoas consomem o conteúdo, reproduzem, compartilham, participam das ações e compram produtos”, diz Daniela, destacando a estratégia de “always engaging”.

Lilo & Stitch, personagens da Disney, têm inspirado campanhas de marcas, como a Movida, com ativações que aproximam o público das histórias também fora das telas
A Disney aproxima-se dos fãs de forma estratégica, colocando-os no centro das iniciativas e utilizando os fandoms — comunidades criadas em torno de uma franquia ou produção —, a fim de potencializar mensagens e narrativas. “Na Disney, os fãs não são apenas espectadores: eles fazem parte da narrativa. Buscamos nos conectar com os fandoms de maneira multifacetada, criando experiências que unem emoção, pertencimento e cocriação, transformando cada fã em embaixador das nossas histórias”, comenta Giselle.
Essa visão se traduz também na forma como a companhia cria experiências e momentos imersivos com o público. “Temos a capacidade rara de colocar o consumidor dentro da narrativa. Seja em corridas temáticas, concertos, premières ou ativações culturais, a marca vive experiências que vão muito além do entretenimento e se transformam em memórias afetivas”, reforça Margarete Saltorato, head de experiences da Disney.
Essas comunidades não apenas consomem conteúdo, mas também produzem fanarts, cosplay, memes e perfis em redes sociais, ampliando o alcance das histórias. Cada lançamento ou evento transforma-se em um movimento coletivo, capaz de gerar valor emocional para os fãs e oportunidades para as marcas. Um dos exemplos mais simbólicos é a D23: criado originalmente como fã-clube oficial da Disney, o evento tornou-se um espaço de experiências e encontros que ganharam vida própria, consolidando-se como referência de engajamento cultural.
Publicidade no Disney+: inteligência de dados e formatos inovadores
Com soluções que vão do On Demand às transmissões ao vivo, plataforma amplia oportunidades para marcas em um ambiente seguro e de alto impacto
Para aumentar a efetividade das ações no Disney+, a plataforma passa a incorporar novas dinâmicas e formatos que elevam a performance das campanhas. O Disney+ já possibilita a inclusão de anúncios em conteúdo On Demand, oferecendo às marcas a chance de promover campanhas de awareness em um ambiente seguro.
As opções atuais incluem os formatos de vídeo Pre-Roll e Mid-Roll, que em breve serão acompanhados por formatos estáticos e interativos. Os anunciantes também podem inserir publicidade em transmissões ao vivo, com a solução Dynamic Ad Insertion. Até recentemente, essa possibilidade estava restrita a jogos da ESPN. Agora, o inventário será ampliado para o entretenimento.
Além dos formatos, o ecossistema de streaming e publicidade se apoia em mensuração avançada. A plataforma Disney Select AI Engine, proprietária da companhia, reúne milhões de dados first-party e permite segmentações por critérios demográficos, psicográficos e de preferências de conteúdo. “Isso garante qualidade, confiança e conexões emocionais de longo prazo”, afirma Amanda Oliveira, digital and streaming planning manager da Disney.
Disney+ combina dados e emoção para gerar resultados
Para expandir sua atuação para além do Disney+, o grupo investe de forma contínua em pesquisas que revelam os hábitos de consumo dos brasileiros. Um dos levantamentos mais recentes, o “Generation Stream 2025”, mostrou que 98% do público consome conteúdo estrangeiro, 72% preferem variedade de produções e 67% valorizam narrativas nacionais. Já o estudo “Inside Video 2025” constatou que o brasileiro dedica, em média, cinco horas por dia ao consumo de vídeo, sendo quase duas horas e meia apenas para conteúdo online.
Atenta a esses dados, a Disney unificou, em junho do ano passado, os catálogos do Disney+ e do Star+ — que, a partir de 8 de outubro, passou a ser identificado pela marca Hulu —, ampliando a oferta de títulos e garantindo mais de 900 eventos esportivos por mês na ESPN. “Assim, conseguimos aumentar o tempo de conexão e a relevância de formatos de alto impacto junto ao público”, explica Amanda Oliveira, digital and streaming planning manager da Disney.
Por meio da plataforma Disney+, os projetos buscam levar a mensagem das marcas até o ponto de conversão, com personalização, frequência qualificada e métricas precisas. Com base em dados e storytelling, o streaming se consolida como um ambiente estratégico para gerar impacto, mensurar resultados e fortalecer a conexão entre marcas e consumidores.
Da magia aos negócios: Disney une experiências, cultura e marcas
Oportunidades de integração entre parceiros e público vão de eventos a vivências imersivas
=> Eventos proprietários
A D23 reuniu comunidades em ativações imersivas e exclusivas, inspirando iniciativas como o Disney Celebra: Um Natal Inesquecível, que será realizado em Curitiba com o patrocínio de 13 marcas. O evento trará interatividade, conteúdo e integrações que unem emoção, entretenimento e consumo. “São ativações criativas que combinam storytelling, experiências e cocriação que geram valor real tanto para consumidores quanto para os parceiros”, afirma Margarete Saltorato, head de experiencias da Disney.
=> Experiências físicas e imersivas
Eventos unem esporte, bem-estar, magia e momentos em família. Um exemplo é a Disney Magic Run, que neste ano retornou ao Rio de Janeiro e reuniu 12 mil participantes no Dia das Crianças. A prova atrai famílias e fãs, criando um ambiente para as marcas se aproximarem do público Disney via integração, diversão e conteúdo orgânico de alto alcance. Outro destaque foi o ESPN Court Experience – Edição Wimbledon, que transportou o público para o universo elegante e inspirador do torneio britânico. O evento reforçou o posicionamento da marca ESPN em lifestyle esportivo, combinando entretenimento e engajamento com transmissão ao vivo, participação de comentaristas, creators e celebridades. As ativações de Stella Artois e Seara Gourmet trouxeram experiências exclusivas de gastronomia e descontração, completando uma atmosfera premium e imersiva que conectou o público ao espírito de Wimbledon. Para o próximo ano, a Disney promete grandes novidades, que serão anunciadas em breve.
=> Conteúdo que vira movimentos culturais
A empresa atua como catalisadora de tendências, captando e influenciando o zeitgeist. Em 2026, Toy Story 5 explorará temas importantes sobre a relação humana com a tecnologia e O Diabo Veste Prada 2, mesmo 20 anos depois, continua relevante para o universo fashion. Já Avengers Doomsday vai impactar os fãs brasileiros de Marvel, que são os mais engajados do mundo.
=> Produção locais e conteúdo exclusivo
A Disney investe em histórias que refletem a cultura brasileira e traz à tona temas contemporâneos em suas produções. A série de comédia romântica Amor da Minha Vida, lançada no fim do ano passado, fez tanto sucesso que já tem a segunda temporada confirmada para 2026.