Inteligência artificial potencializa eficiência do marketing

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Inteligência artificial potencializa eficiência do marketing

A Meta, empresa proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, investe em IA e aprendizado de máquina para ajudar anunciantes a otimizarem seus investimentos


29 de março de 2023 - 0h00

Nunca se falou tanto sobre inteligência artificial (IA). O assunto ultrapassou as áreas de tecnologia e inovação para chegar ao grande público. Na publicidade digital, as palavras-chaves ou cookies — que, no passado, eram determinantes para a entrega de um anúncio relevante para o consumidor — deram espaço às soluções centradas em IA e aprendizado de máquina (machine learning), que automatizam a criação de campanhas e trazem mais eficiência, agilidade e performance às iniciativas de marketing de empresas de todos os portes, sem deixar de lado a privacidade do usuário.

Inteligência artificial e aprendizado de máquina são áreas centrais para os negócios da Meta, há muitos anos — e, em 2022, a empresa realizou investimentos substanciais em produtos de IA voltados para apoiar os anunciantes a fazerem campanhas de forma ainda mais rápida e inteligente. “Por meio de nossas soluções mais recentes baseadas em inteligência artificial, temos conseguido não apenas ajudar os anunciantes a chegar às pessoas certas com mais precisão, como também a ganhar eficiência por meio da automatização na criação de suas campanhas”, diz o vice-presidente e diretor geral da Meta no Brasil, Conrado Leister.

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IA aplicada à publicidade: campanhas de compra Advantage+
Um dos exemplos de solução da Meta baseada em IA e voltada para a publicidade são as campanhas de compras Advantage+. Lançada em agosto passado, a ferramenta faz parte da suíte de produtos Meta Advantage, e, com apenas alguns meses em uso, já tem sido reconhecida por trazer resultados substanciais para clientes de diversos segmentos. Um teste com 31 anunciantes mostrou um aumento de 32% no Return on Ad Spend (ROAS) — ou retorno sobre gasto com anúncios — e queda de 17% no Custo por Aquisição (CPA), métrica de desempenho que mede o custo médio por venda ou transação.

Na prática, as campanhas de compras Advantage+ eliminam diversas etapas manuais de criação da campanha e reduzem o número de decisões que um profissional de marketing precisa tomar de 11 para dois, segundo dados da Meta. Ao invés de programar manualmente as campanhas para testar um mix de targeting, criativos e formatos, o profissional de marketing pode programar uma única campanha para testar mais de cem combinações diferentes e otimizar rodando os anúncios com maior performance.

“Com os desafios macroeconômicos que se impõem, sabemos que os anunciantes estão focados em alocar suas verbas de marketing de forma eficiente. Nosso objetivo é auxiliá-los a estruturar campanhas que tragam o melhor retorno possível do investimento e a trabalharem suas estratégias nas plataformas da Meta, utilizando todos os recursos disponíveis para se conectar com o consumidor de forma relevante e, assim, gerar mais negócios”, afirma Leister.

Nestlé e AR&Co: aumento em conversões incrementais com a campanha de compras Advantage+
Por meio do uso da campanha de compras Advantage+ durante a Black Friday de 2022, a Nescafé Dolce Gusto, maior operação de cafés da Nestlé no Brasil, observou uma redução de 17% em seu Custo por Aquisição (CPA). Além disso, a marca alcançou um aumento de 214% no Return on Ad Spend (ROAS) — ou retorno sobre gasto com anúncios.

A AR&Co, braço de vestuário de lifestyle da Arezzo&Co, também encontrou nos produtos da Meta baseados em inteligência artificial uma forma de sofisticar e personalizar a experiência de seus consumidores durante a semana da última Black Friday. O objetivo do grupo era aumentar a consideração de compra e alavancar o volume de vendas das diferentes marcas (Reserva, Reserva Mini, Reserva Go e Reversa) durante o período. Com a campanha de compras Advantage+, o grupo conseguiu atingir um ganho de escala sem precedentes, se levada em conta a personalização dos anúncios para os consumidores, criando conexões mais significativas e atingindo, como resultado, um aumento de 26% no Return on Ad Spend (ROAS).

Ecossistema de soluções para gerar mais negócios

Empresas de todos os tamanhos estão procurando maneiras de superar os desafios da indústria — como a perda de sinais, que leva a uma maior dificuldade de chegar ao seu público-alvo –, além de acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor, que acontecem de forma cada vez mais acelerada. Nesse cenário, o ecossistema de soluções oferecido pela Meta alia a capacidade de criar conexões nas plataformas em que as pessoas já passam o seu tempo com ferramentas que trazem eficiência e apoiam resultados de negócios.

De soluções de performance para campanhas baseadas em AI às crescentes soluções de vídeo, em especial Reels, e mensageria de negócios, o ecossistema da Meta trabalha para que os negócios dos parceiros, marcas e agências prosperem em todas as etapas da jornada do consumidor, desde a descoberta de um produto à conversão de compra. Na apresentação do balanço do quarto trimestre de 2022, a empresa destacou que os investimentos em inteligência artificial e aprendizagem de máquina resultaram em 20% mais conversões para os anunciantes no último trimestre de 2022, em comparação ao ano anterior.

Utilizadas de forma integrada ou individual, essas soluções apoiam o crescimento dos negócios de forma rentável, criativa, com economia de tempo e alto retorno sobre o investimento, aliando performance a oportunidades de conexão com quase metade da população mundial de diferentes maneiras. O número de pessoas usando as plataformas da Meta é o maior de todos os tempos: são mais de 3,7 bilhões de pessoas no mundo conectadas por meio do Facebook, Instagram e WhatsApp. No Facebook, são 2 bilhões de usuários ativos diários e quase 3 bilhões mensais — e, no Brasil, um mercado-chave para a Meta, o número de usuários ativos mensais é de 138 milhões.

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