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Simplicidade e conveniência em alta na hora das compras

Personalização da jornada com experiências conversacionais torna-se diferencial das marcas em momentos de maior aquecimento do comércio


20 de outubro de 2022 - 0h00

Conveniência é um desejo sempre presente na hora de fazer compras, especialmente em períodos tão movimentados quanto a temporada de fim de ano. Diante de uma infinidade de produtos e ofertas, as pessoas estão em busca de experiências de compra personalizadas e descomplicadas — desde o momento em que ainda estão buscando inspiração até o pós-venda.

Marcas que atuam com um canal de comunicação ágil influenciam decisões de compra

Marcas que atuam com um canal de comunicação ágil influenciam decisões de compra

Uma das maneiras de facilitar esse relacionamento é através de soluções de mensageria, que podem ir muito além do atendimento ao consumidor — cobrindo a jornada completa com uma experiência personalizada de ponta a ponta. Atualmente, 40% dos anunciantes da Meta em todo o mundo já usam o formato de anúncio, que, com um clique, leva o consumidor direto do Feed do Instagram e Facebook para um aplicativo de mensagens (WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct), permitindo que marcas sejam descobertas e depois possam iniciar conversas com clientes em potencial.

Conexão e Proximidade

Mensageria: personalização durante e após a venda
Além de priorizar marcas que oferecem benefícios que vão além do produto, como vantagens em relação ao frete, a existência de um canal de comunicação acessível e ágil para tirar dúvidas ou obter assistência personalizada tem influenciado, cada vez mais, as decisões de compra em diferentes indústrias.

Seja em qual for o aplicativo, a possibilidade de conversar com uma empresa da mesma forma como faz com amigos e familiares agrada o consumidor e pode fazer a diferença. De acordo com estudo realizado em abril deste ano, pela Kantar a pedido da Meta, em 11 países, o Brasil está entre os lugares onde consumidores mais enxergam valor no uso de mensagens pelas empresas para conversar com seus clientes. A pesquisa mostrou, ainda, que 75% dos entrevistados dizem que são mais propensos a fazer negócios/comprar de uma empresa que podem contatar por meio de mensagens, enquanto 60% dizem que preferem fazer uma compra por mensagem do que ir a uma loja.

A adoção desses canais ganhou força entre grandes varejistas durante a pandemia, com outras indústrias rapidamente seguindo o movimento como forma de personalizar e facilitar o atendimento, inclusive durante o processo de compras de produtos com maior valor.

Um exemplo é o da montadora Nissan. Para a apresentação da nova Nissan Frontier, foram criadas duas campanhas, que direcionavam o público para um canal exclusivo no WhatsApp Business. O objetivo da campanha de anúncios com clique para o WhatsApp, que impactava os clientes no Facebook e Instagram e os levava a uma conversa no aplicativo de mensagens, era aumentar não apenas as vendas, mas também a consideração do modelo e a lembrança de marca. A estratégia contemplou toda a jornada do consumidor e apresentou o produto com conversas customizadas, impactando o cliente em potencial com mensagens assertivas para cada momento da compra. O resultado envolveu 14,6 pontos incrementais em reconhecimento de marca; 3,5 em associação da mensagem; e 7,8 em consideração.

“É preciso conversar com o consumidor em um canal que ele já está acostumado a usar, tomando o cuidado de personalizar a mensagem de forma que faça sentido para o momento da jornada em que ele se encontra. Tudo com  equilíbrio entre um atendimento humanizado, que garante engajamento, e o automatizado, que permite escala”, afirma Marcio Garcez, diretor de negócios da Meta. “Hoje, um dos formatos de anúncios de crescimento mais acelerado na Meta envolve peças no Facebook e Instagram que direcionam para um bate-papo no WhatsApp ou Messenger”, conclui.

Para uma jornada de sucesso

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O que não pode ser medido, não pode ser melhorado
Para além da importância de adotar uma abordagem constante de teste e aprendizagem, acompanhar a resposta do consumidor em relação às estratégias inicialmente traçadas para uma campanha é fundamental para que marcas possam chegar aos objetivos de negócio. Para isso, a configuração adequada de soluções de mensuração que ajudem a gerar insights precisos durante essa jornada é etapa chave do Discovery Commerce, para garantir um processo contínuo de melhoria e otimização das campanhas.

Mais performance em quatro etapas

Ao longo de um mês e quatro episódios, esta série de conteúdo produzida em parceria pela Meta e o M&M Content Lab apresentou a jornada do Discovery Commerce, da descoberta à conversão — ilustrando cada uma delas com cases de clientes e explicando o papel fundamental dos parceiros de negócios da Meta nessa jornada. Confira todos os episódios.

Parceiros que potencializam resultados

Para apoiar marcas na ativação do Discovery Commerce, a Meta dispõe de parceiros de negócios oficiais, que ajudam a sofisticar sua presença online e potencializar resultados. Uma delas é a ROI Hunter. A empresa ajuda as marcas a sofisticar suas soluções de marketing no Facebook e Instagram, com ações integradas e personalizadas ao consumidor, como a de anúncios dinâmicos, comunicando em escala e de forma customizada e orientada para performance e vendas.

Saiba mais sobre os parceiros de negócios da Meta e como eles podem ajudar a potencializar seus resultados!

Conheça melhor as ferramentas do Discovery Commerce.

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