Estratégias omnichannel entregam experiência personalizada

Buscar

Estratégias omnichannel entregam experiência personalizada

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Estratégias omnichannel entregam experiência personalizada

Store Visits, tecnologia oferecida pela OPL Digital, leva o consumidor a uma loja física via comunicação digital, gerando maior eficácia nas estratégias e campanhas


3 de abril de 2023 - 0h00

Finalmente, a imprevisibilidade dos últimos anos está tomando caminhos mais bem definidos. Como consequência dos novos hábitos de consumo, a retomada econômica vem acompanhada de estratégias omnichannel, capazes de integrar o digital ao físico. A maior disposição do público em voltar às lojas é uma oportunidade para que as marcas retomem — ou aumentem — o investimento em anúncios que estimulem, ainda mais, o fluxo de visitantes.

Segundo levantamento “Índice de Performance do Varejo”, do HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a passagem de pessoas em lojas físicas cresceu 28%, no primeiro mês deste 2023. O mesmo aconteceu com os shoppings centers, que chegaram a receber 18% a mais de visitantes, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Quando se trata de outros tipos de estabelecimentos, as lojas localizadas na rua tiveram alta de 21%, enquanto as situadas dentro dos centros comerciais cresceram 17%, em comparação a 2022.

No primeiro mês de 2023, shoppings centers chegaram a receber 18% a mais de visitantes, em relação ao mesmo mês do ano anterior, afirma levantamento do HiPartners Capital & Work em parceria com a SBVC

No primeiro mês de 2023, shoppings centers chegaram a receber 18% a mais de visitantes, em relação ao mesmo mês do ano anterior, afirma levantamento do HiPartners Capital & Work em parceria com a SBVC

Store Visits: do digital ao físico
A tecnologia Store Visits, da OPL Digital, é uma forma de conseguir levar o consumidor a uma loja física via comunicação digital. A solução acompanha o passo a passo do usuário, desde o clique no anúncio ou impressão, até sua visita em um estabelecimento. Assim, é possível influenciar e mensurar o fluxo de visitas em um ponto de venda (PDV) via mídia mobile hiper segmentada.

No caso da OPL Digital, que vem investindo nesta tecnologia desde 2020, a ferramenta entrega dados como tempo de presença mínima no PDV e visitas por dia, durante todos os dias da campanha e até 15 dias de latência. “Selecionamos nossos IDs target e programamos as campanhas. No momento em que seus celulares são impactados pela campanha, é guardado um código. Uma vez que essa pessoa vai até um dos pontos de venda, esse código é ativado. No final da campanha, conseguimos determinar o volume de códigos que foram ativados por diversas variantes, dependendo do objetivo do cliente”, explica Silmara Vinha, head of business da plataforma de mídia mobile.

Após um tempo de aprimoramento da tecnologia, em 2022 a empresa conseguiu aplicar a Store Visits em sua capacidade total. Em pouco tempo, a empresa entregou resultados memoráveis que a colocaram em evidência no mercado. “Geramos mais fluxo para loja física e, consequentemente, uma maior renda. Temos o cuidado de selecionar IDs que tenham o perfil target, mas, no final, o mais importante é o Store Visits combinar com a estratégia da marca”, reforça a especialista em negócios.

Esse conjunto de soluções influencia diretamente na melhora de eficácia de estratégia e resultados das campanhas com foco em ponto de venda, uma vez que toda a jornada de consumo do cliente é monitorada. “Não fazemos divulgação tiro de canhão. Vamos influenciar as pessoas em volta do PDV, com um limite de cinco quilômetros. Queremos incentivar o fluxo de curto prazo”, diz.

Isso fez com que marcas começassem a buscar a OPL Digital. Um exemplo é a famosa rede de restaurantes de estrada que atua na região de São Paulo e Minas Gerais. A marca utilizou a tecnologia de Store Visits para divulgar a inauguração de uma nova loja em Guará durante 23 dias, e teve como resultado uma taxa de cliques (CTR) média acima do esperado: 2,41%.

Os desafios da Store Visits

Não há dúvidas que a OPL Digital entrega resultados acima da média para seus clientes. Para isso, a empresa precisou superar alguns desafios:

Quantidade de lojas por cliente: Para poder entregar uma estratégia mais direcionada, seguindo o limite de cinco quilômetros de alcance do anúncio, a empresa precisou estabelecer a regra da marca ter, no mínimo, dez lojas, distribuídas pelo Brasil.

Tamanho do estabelecimento: Por conta do padrão dos GPS de satélite, que tem uma margem de erro de 30 metros, a marca precisa selecionar lojas que tenham no mínimo 30 metros quadrados para o melhor funcionamento da plataforma.

Lojas localizadas em shoppings: Por conta do padrão dos GPS de satélite, a OPL Digital criou um monitoramento via latitude e longitude.

Comunicação integrada atrai consumidores
Com o crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos, é possível que algumas marcas se questionem sobre a necessidade de investir em tecnologias que estimulem o fluxo de visitas em PDV. Segundo Silmara, essa concepção está equivocada: “O ato de comprar é muito mais sobre o atendimento, delicadeza, sensibilidade de entender o que aquela pessoa gosta”.

De acordo com a neurociência, a região cerebral responsável pela tomada de decisão é o sistema límbico, encarregado pelos sentimentos, sensações, emoções e impulsos. Assim, pode-se afirmar que a experiência de consumo em loja física pode resultar em uma porcentagem maior de compra — ainda mais se o usuário for impactado por um anúncio —, principalmente por ser uma experiência humana. “A experiência de loja é muito forte. Sabemos que quando estamos com um vendedor, vamos ver uma coisa, e acabamos vendo mais. Não é só sobre o que o usuário foi interessado em comprar, mas no que os anunciantes entendem que é o perfil daquele consumidor”, reforça Vinha.

Além disso, no caso de algumas marcas, o experimental é o alicerce da venda. “Por mais que tenhamos um comportamento de consumo no mobile bastante avançado, alguns itens só podem ser comprados no físico, no analógico, pegando o produto. Nesses casos, com a nossa Store Visits, não direcionamos o usuário ao site, mas diretamente para o endereço da loja mais próxima”, explica Silmara.

Um exemplo é a empresa de cosméticos e perfumes brasileira que tem mais de 900 lojas, um dos principais clientes da OPL Digital. Mesmo com o e-commerce avançado, as lojas físicas ainda são um grande diferencial. Por conta disso, a empresa é uma das que mais investe em Store Visits. Em um dos anúncios com a OPL Digital, a companhia obteve mais de seis milhões de impressões, um CTR médio de 1,22% e 4.634 visitas em lojas da marca.

Neste cenário, a popularidade da Store Visits só cresce e, consequentemente, a busca por novidades também. A ferramenta, por enquanto, consegue monitorar somente visitas nas lojas, mas Silmara Vinha, head of business da OPL Digital, acredita que isso possa mudar: “Ainda não está na nossa alçada conseguir registrar quanto dessas visitas converteram em vendas. Porém, com os avanços tecnológicos em que as pessoas pagam compras utilizando o celular, talvez isso possa mudar e seja possível incluir mais essa entrega no Store Visits”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Protegido: OPL Digital gera oportunidades por todo o ano

    Protegido: OPL Digital gera oportunidades por todo o ano

    Empresa de mídia mobile eleva resultados das marcas ao aliar portfólio de soluções inteligentes com calendário de projetos focados em eventos e datas comemorativas

  • Segmentação constrói campanhas de alto impacto

    Segmentação constrói campanhas de alto impacto

    DMP própria da OPL Digital permite interações em toda a jornada de consumo, com dados exclusivos e personalização assertiva