
Mobile redefine estratégias do varejo nas principais datas do ano
De olho em Black Friday, Natal e outras ocasiões, OPL Digital investe em dados proprietários e soluções multicanal para conectar marcas e consumidores
O último trimestre do ano, que se aproxima, concentra o período mais competitivo do varejo brasileiro. Entre outubro e dezembro, estão as principais datas do setor — Dia das Crianças, Black Friday e Natal —, responsáveis por movimentar grande parte do faturamento anual. Em 2025, a importância dessas datas cresce, já que o consumo das famílias atingiu o maior patamar da história: alta de 0,5%, no segundo trimestre, e de 1,8%, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesse cenário, a comunicação ganha papel central no mix dos anunciantes, uma vez que acompanha o consumidor em cada etapa da jornada — da busca por inspirações à comparação de preços e decisão de compra. Em datas comemorativas, o protagonismo cresce, já que o celular é o principal ponto de contato para planejar aquisições.
Para que o impacto seja efetivo, no entanto, é preciso ir além da simples exibição de anúncios. A capacidade de segmentar as audiências e garantir campanhas efetivas depende de parceiros de mídia que sejam capazes de operar em um ambiente complexo onde a atenção é o principal ativo. “Em um cenário de saturação, não basta apenas uma peça criativa de qualidade. O que diferencia uma campanha é a capacidade de impactar o consumidor no momento exato em que ele está considerando suas opções e percebendo que a marca pode atender à sua necessidade ou desejo”, afirma Rodolfo Darakdjian, CEO da OPL Digital, adtech fundada em 2015 com o objetivo de unir inovação e tecnologia de dados.

No calendário do varejo, o mobile conecta marcas e consumidores em momentos decisivos de compra
OPL Digital: segmentação qualificada e otimização de investimentos
A empresa desenvolveu ferramentas próprias para garantir precisão e escala, como uma data management platform (DMP) exclusiva e estratégias de search target, geolocalização e app behavior. A proposta é oferecer segmentação mais qualificada, otimizar investimentos e colocar os anunciantes à frente da média do mercado, que ainda depende de bases genéricas e pouco eficazes. Há, ainda, a solução de store visits, que influencia e mensura visitas em pontos de venda físicos.
Os resultados reforçam essa abordagem. Em uma campanha de Dia das Mães, a principal data do primeiro semestre para o varejo, uma rede nacional de lojas gerou uma taxa de cliques de 21,34% com a OPL Digital. Já para uma fabricante de celulares, a estratégia de direcionar tráfego às lojas físicas alcançou mais de 4 mil visitas auditadas nas cidades escolhidas.
Planos específicos para cada momento de consumo
A OPL Digital criou pacotes específicos para atender às principais datas do segundo semestre, desenvolvidos a partir do comportamento do público em cada ocasião. No Dia das Crianças, o foco está em anúncios exibidos em aplicativos infantis, conteúdo familiar, de maternidade e palavras-chave relacionadas. Na Black Friday, a prioridade é o alcance em larga escala, capturando a demanda em tempo real. Já no Natal, a segmentação parte de interesses em presentes, itens para casa e experiências, além do monitoramento de deslocamentos próximos a shoppings e centros comerciais.
Cada projeto combina diferentes soluções, como store visit, geolocalização, audio ads, search target, mídia digital out-of-home (MDOOH), contextual e app behavior. Todas as ações podem ainda ser integradas a campanhas em TV e rádio por meio do TV Sync, além de ativações em TV conectada (CTV) e Spotify Ads, criando uma estratégia multicanal. Essa orquestração amplia a consistência da mensagem e aumenta a eficiência na jornada de compra.
“O varejo concentra seu maior movimento no segundo semestre. Este é o momento ideal para reforçar a lembrança de marca e impactar o consumidor em sua jornada. As soluções de mídia mobile da OPL fazem exatamente isso: moldam o momento pré-decisão com ações de branding e outros objetivos de topo de funil, preparando o terreno para a conversão”, afirma Darakdjian.
Mobile consolida liderança no comércio eletrônico brasileiro
Pesquisa CNDL/SPC Brasil mostra avanço do celular nas compras online, queda do desktop e peso crescente de benefícios como frete grátis
Pesquisa da CNDL/SPC Brasil mostra que o celular se consolidou como o principal canal de compras online: quase nove em cada dez consumidores já usam o mobile para adquirir produtos — avanço de 20 pontos percentuais, em relação a 2019. O notebook aparece em segundo lugar, com 40% de adesão, enquanto o desktop segue em queda, de 40% para 28% no mesmo período.
O levantamento também identificou um investimento médio de R$ 266 na última compra online realizada pelos entrevistados. O cartão de crédito lidera como meio de pagamento preferido, com 62% das menções. Na escolha das lojas, fatores promocionais têm grande peso. O frete grátis é o critério mais citado (45%), seguido por preços baixos (44%) e promoções em geral (39%).
O estudo ouviu 800 consumidores que realizaram compras pela internet, nos últimos 12 meses, por meio de um questionário online. As entrevistas foram realizadas entre 13 e 25 de junho deste ano.
Do comportamento ao contexto: a força da segmentação
A estratégia da OPL Digital tem como base uma DMP própria, construída a partir de dados proprietários que permitem uma leitura mais detalhada da jornada de consumo. Diferentemente das bases abertas — muitas vezes saturadas e pouco eficazes —, esse modelo assegura informações qualificadas e segmentações mais precisas, capazes de atravessar a disputa pela atenção no ambiente digital.
Com essa tecnologia, é possível segmentar audiências por comportamento, intenção de compra, deslocamentos e preferências de mídia, além de aplicar contexto de forma estratégica. Isso vale tanto para datas comemorativas, como Natal e Black Friday, quanto para fatores externos, como clima, ou até mesmo o momento exato da decisão de compra. A combinação entre dados proprietários e contextualização, destaca a OPL Digital, garante que a mensagem da marca seja entregue com relevância, ampliando significativamente o impacto das campanhas.