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Sincronização entre telas definirá os vencedores, quando a bola rolar
No maior campeonato de futebol do mundo, OPL Digital oferece solução que eleva resultado para as marcas, ao combinar as campanhas para TV e mobile
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No maior campeonato de futebol do mundo, OPL Digital oferece solução que eleva resultado para as marcas, ao combinar as campanhas para TV e mobile
Não há dúvidas de que o maior campeonato de futebol do mundo é um dos eventos mais esperados do mercado de comunicação, tanto pelo maior envolvimento dos consumidores com produtos e campanhas alusivos ao torneio de seleções, como pelas muitas oportunidades de marketing para as marcas. Às vésperas da competição, ações de sucesso já ocorrem. Álbum de figurinhas e lanches especiais em homenagem ao torneio da rede de fast-food patrocinadora do evento estão no boca-a-boca do brasileiro.
O potencial de conexão pela TV e mobile
O impacto do torneio de futebol no mercado abrange diversos segmentos, desde o de produtos esportivos, bebidas e alimentos até o de televisores. A estimativa é que a competição movimente, no Brasil, R$ 20,3 bilhões, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Para aproveitar as oportunidades junto às marcas, a OPL Digital aposta na oferta aos anunciantes de uma solução que enaltece conteúdo envolvendo as duas principais telas onde a atenção dos torcedores estará direcionada durante os jogos: TV e mobile. Denominada de TV Sync, a plataforma sincroniza a exibição de anúncios nos smartphones, a partir do contexto de palavras, anúncios da concorrência, programas, emissoras, assuntos e merchandising transmitido, em tempo real, nos televisores.
“A grande oportunidade é apropriar-se do próprio comportamento do usuário que, ao mesmo tempo, liga a TV e continua navegando no celular”, explica Rodolfo Darakdjian, CEO da OPL Digital. “Além da entrega ser totalmente exclusiva para o target, ou seja, sem dispersão, o direcionamento é automático na navegação, levando um número de usuários para o site do cliente bem maior do que se tivesse feito apenas a TV”, adiciona.
Para auxiliar o mercado anunciante, a companhia desenvolveu um projeto específico para o maior campeonato de futebol do mundo deste ano, que inclui estudo de mercado, tendências da data, explicação detalhada da solução e os benefícios gerados às marcas.
Ações de alta performance
A alta performance das ações realizadas pela OPL Digital é explicada por três fatores.
O primeiro consiste em prender a atenção do consumidor. Caso ele deixe de olhar para a TV e passe a olhar o smartphone, com a sincronização de conteúdo entre os dois dispositivos, o usuário é sempre impactado pela ação. O segundo ponto é que 27% das pessoas que visualizam um comercial tendem a procurar por informações online. Ao sincronizar as plataformas, essa conversão torna-se mais fácil. Por fim, a detecção em tempo real permite mensurar e analisar facilmente o impacto direto de uma propaganda na TV, de acordo com os objetivos da campanha. É possível testar e otimizar as campanhas por parte dos anunciantes, tendo em vista uma melhor performance em ambos os meios.
“A plataforma programa gatilhos de acontecimentos na TV, podendo ser os jogos do Brasil, jogos específicos de outras seleções, chaves de grupo, programas em torno de discussões do campeonato e emissoras específicas de esporte”, afirma Silmara Vinha, head of business da OPL Digital.
TV Sync representa 30% dos anúncios
Além de sincronizar anúncios da televisão com os do celular, a TV Sync possibilita marketing de guerrilha e apropria-se do contexto de jogos, resultados e cultura dos países participantes do maior campeonato de futebol do mundo, para entregar anúncios com mais precisão.
Antes do pacote para o torneio entrar em campo, a solução é responsável por 30% dos anúncios veiculados pela OPL Digital, que conta com um portfólio completo de mídia mobile. “Todas as soluções completam-se e conversam entre si. Veiculações casadas podem potencializar o alcance e impacto da campanha no target”, afirma Rodolfo Darakdjian, CEO da empresa.
Dentro da plataforma, o pacote de anúncios oferecidos ao mercado abrange display, native, push e vídeo, e os tipos de compra de mídia podem ocorrer por CPM (custo por mil), CPC (custo por clique) e CPV (custo por view). A expectativa é que mais de 15 anunciantes realizem ações dentro da TV Sync, durante o torneio de futebol.
“O benefício principal é apropriar-se do comportamento do usuário nesta data, que é tão esperada, acompanhada e comemorada pelos brasileiros. Com os dados da DMP (Data Management Platform), conseguimos entregar a campanha de acordo com o objetivo de veiculação”, comenta Silmara Vinha, head of business da OPL Digital.
Tráfego qualificado
Ao unir TV e mobile em sua solução, a OPL Digital cria um ambiente extremamente favorável para as marcas impactarem o público-alvo durante o maior torneio de futebol do mundo.
Isso, porque o evento promete atrair uma grande audiência. Dois dos jogos da Seleção Brasileira estiveram entre os dez mais vistos da competição de 2018. O maior deles atraiu os olhares de 289,5 milhões de pessoas ao redor o mundo. Outro fator é que o brasileiro está entre os que mais passam tempo conectados no celular, cerca de 5,4 horas por dia, acima da média mundial de 4,8 horas, de acordo com dados de 2021 do relatório State of Mobile.
Em meio aos diferentes perfis de usuários, a solução da OPL Digital consegue segmentar e filtrar o target desejado pela marca e elevar o impacto de sua comunicação. Tendo como base campanhas já realizadas, a TV Sync aumenta em até 80% o tráfego qualificado para a página de destino, promovendo, assim, o engajamento imediato do usuário com o anúncio divulgado, em apenas um clique.
“O torneio traz um contexto único que pode ser muito bem aproveitado pelos anunciantes, onde começam a surgir diversas propagandas e ações com temas do evento. É a hora perfeita para realizar uma boa segmentação de público e atingir exatamente o target desejado”, aponta Silmara.
Sincronização gera excelentes resultados
O diferencial da TV Sync de conciliar conteúdo em dois meios de comunicação de grande impacto junto aos consumidores gerou bons resultados para os anunciantes, mesmo com as ações sendo realizadas em estratégias diversificadas.
Sebrae
O objetivo era dar continuidade à comunicação de campanha. Em apenas 11 dias de veiculação em formato display, a ação obteve mais de 27 mil impressões e 685 cliques, com um CTR médio de 2,51%.
Imecap Hair
A ação pretendia levar usuários para o site da marca e foi veiculada por 24 dias em formato vídeo. O retorno com a iniciativa foi de quase 157 mil impressões e 15.179 cliques, com CTR médio de 9,68% e VTR de 68.731.
Intimissimi
Realizada no formato vídeo, a ação da marca de moda íntima tinha como objetivo gerar tráfego em sua página online. Veiculada por 14 dias, a campanha atingiu 67.532 impressões e mais de 8 mil cliques, com VTR médio de 72,36%.
Confira o projeto da OPL Digital para o maior campeonato de futebol do mundo: https://opldigital.com/copa-do-mundo-opl/.
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