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Google lança guia com novas recomendações sobre uso de dados e privacidade

Documento busca orientar marcas e agências nas estratégias e campanhas adaptadas para as mudanças do mundo digital nos próximos anos, como o fim dos cookies de terceiros


14 de julho de 2022 - 15h27

 

Para o guia, construir, mensurar e ativar são três passos essenciais nesse novo momento (Crédito: Shutterstock)

A nova edição do Guia de Privacidade do Google unifica pela primeira vez as recomendações para anunciantes de todos os tamanhos, com um olhar tanto para Web quanto para dispositivos móveis. O documento busca orientar marcas e agências nas construções de estratégias e campanhas adaptadas para as mudanças do mundo digital nos próximos anos, como o fim dos cookies de terceiros.  

“Nós juntamos as recomendações para os anunciantes de todos os tamanhos porque acreditamos que temos que levar a indústria como um todo para esse novo momento. Também decidimos ter o mesmo olhar para o usuário quando ele está na web ou no aplicativo, porque é a mesma pessoa, ela quer privacidade independente do ambiente”, aponta Wladimir Maracaba, head de dados e privacidade do Google Brasil.  

O relatório divide as estratégias para um crescimento sustentável aliado à privacidade em três pilares: construir, mensurar e ativar. De acordo com dados da consultoria Womble Bond Dickinson, 48% dos consumidores ao redor do mundo pararam de comprar ou usar um serviço de uma empresa devido a problemas de privacidade. Ao mesmo tempo, ¾ das pessoas querem ver anúncios que sejam relevantes para elas.  

Para solucionar a questão, a primeira recomendação do guia é a construção de um relacionamento de confiança com os clientes, no qual eles se sintam confortáveis para compartilhar dados primários e, assim, possibilitando a criação de anúncios personalizados sem interferir na privacidade. Esse passo é seguido de uma estratégia de gestão dos dados que garanta uma visão ampla de desempenho em todos os canais e gere insights que prevejam mudanças no comportamento dos consumidores, possibilitando adaptações de estratégia ágeis e que respeitem a privacidade. 

E, por fim, a recomendação do guia é que as empresas trabalhem a ativação desses dados através dos recursos de automação presentes nas plataformas de publicidade do Google, com objetivo de melhorar os resultados das campanhas. 

“Esse frame de construir, mensurar e ativar olha para as ferramentas já disponíveis no digital. Construir o relacionamento significa o cliente estar confiante e enxergar uma proposta de valor para compartilhar os dados. Isso pode se dar através de cupons, disponibilização de informações privilegiadas etc. É sobre confiança e valor. Para além disso, a empresa tem que se preparar o medir esses dados e depois, ativar. Uma vez que você tem os dados e a infraestrutura, você consegue usar isso para ter campanhas mais assertivas e eficientes”, explica.

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