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Falando sobre o que ninguém fala: o mau odor tem solução

O clima tropical do Brasil, marcado pelo calor e pela umidade, estimula naturalmente a transpiração e o aparecimento de odores

Viviane Ramos

diretora de Marketing de Desodorantes da Unilever Brasil 1 de agosto de 2025 - 6h00

Os brasileiros são conhecidos mundialmente pela preocupação intensa com a higiene corporal. Somos, de fato, um dos povos mais limpos do planeta e líderes em quantidade de banhos. Isso tem suas (muitas) razões, incluindo questões climáticas, culturais, sociais e geográficas.

O clima tropical do Brasil, marcado pelo calor e pela umidade, estimula naturalmente a transpiração e o aparecimento de odores. Nesse contexto, o desejo de manter o corpo perfumado exerce uma influência positiva no cotidiano, tornando-se parte essencial do bem-estar. Tudo isso se reflete diretamente nos hábitos de consumo, já que a preocupação com o cheiro está profundamente enraizada na cultura brasileira e se traduz no expressivo uso de desodorantes no país.

Segundo maior mercado de antitranspirantes – atrás apenas dos Estados Unidos -, o Brasil é líder mundial em frequência de uso do produto, 9 entre 10 brasileiros (89%) o utilizam diariamente, conforme revelou o estudo “Hábitos de Higiene Diário”, realizado em maio pelo Instituto Datafolha em parceria com a Unilever.

Porém, o incômodo com o cheiro corporal vai muito além das axilas. Outras áreas do corpo também produzem odores que incomodam os brasileiros e o mau cheiro em diversas partes do corpo ainda é visto como tabu. Mais do que isso: o receio de não estar cheiroso em diferentes lugares – seja no bumbum, virilha, peitos ou pés – gera preocupação e desconforto durante nosso dia a dia. Essa relação intensa do brasileiro com o corpo faz com que o país esteja na vanguarda do mercado global de Cuidados Pessoais, estimulando marcas e empresas a desenvolverem soluções que tragam o controle do mau odor.

Com seu histórico de pioneirismo e inovação – olhando sempre para o bem-estar dos consumidores e reforçando seu compromisso de tornar especial o dia a dia das pessoas -, a Unilever investiu no desenvolvimento de uma tecnologia que se adapta ao corpo e elimina as bactérias causadoras do mau cheiro em diferentes áreas do corpo.

Rexona, marca da Unilever e líder no mercado de antitranspirantes, acaba de lançar o inovador desodorante corporal Rexona All Body, que elimina odores de outras partes do corpo (virilha, bumbum, costas, peitos, pés, entre outras regiões). Trata-se de um desodorante disruptivo que, além de neutralizar o odor corporal, entrega perfumação com fragrâncias diversas, isso porque o produto foi desenvolvido para essas partes, deixando para as axilas o antitranspirante convencional de Rexona.

Não por acaso, o Brasil foi escolhido especialmente pela companhia para ser um dos primeiros países a receber essa novidade global. O produto preenche uma grande lacuna nos itens de cuidados pessoais dos brasileiros: a ausência de uma solução capaz de controlar o mau cheiro em diversas áreas do corpo. Para se ter uma ideia, a busca por um corpo livre de mau odor é um desejo de 8 entre 10 brasileiros, como destaca a pesquisa do Datafolha.

Para ampliar a visibilidade sobre a inovação, a marca começa a circular a campanha do seu novo Rexona All Body: “Não é o que você está pensando”. Como em toda inovação, é natural que surjam dúvidas de consumidores, como: “em quais partes do corpo posso aplicar?” e “qual diferença entre suor e odor?”. Por isso, para dar o start na estratégia, Rexona convidou os influenciadores Kéfera, Alvaro, Priscilla Evelyn e Gabi Brandt para mostrarem, nas redes sociais, suas rotinas de preparação antes de sair de casa. A ideia era que cada um, à sua maneira, aplicasse o desodorante nas partes do corpo onde mais se incomoda com o mau cheiro, apresentando o All Body como aliado para salvar do mau odor corporal nas mais variadas ocasiões.

O conceito da comunicação é esclarecer e dar segurança às pessoas sobre o uso do desodorante corporal. Com uma linguagem leve, educacional e inspiradora, a campanha chega de maneira massiva na mídia, redes sociais e mídias externas, atendendo aos diversos perfis de consumidores, de diferentes gerações e regiões do país.

Mais do que proporcionar um desodorante apropriado para o corpo todo, a chegada do Rexona All Body inaugura uma nova categoria de mercado nacional e gera impactos positivos em toda cadeia – da produção até desenvolvimento de mercado e consumidores, potencializando oportunidades de negócio para fornecedores, varejistas e distribuidores.