ProXXIma

Invian lança métricas com base na internet das coisas

Ferramenta da The Led mede fluxo e visibilidade no OOH com sensores e dados cruzados de teles

i 17 de outubro de 2025 - 11h37

Invian Metrics

Richard Albanesi, CEO da The Led, Marco Frade, diretor da Invian Metrics, Guilherme Rodrigues, CRO e CMO da Group Link One, e Kelson Schmitt, CEO da Invian (Créditos: Divulgação)

A Invian lança Invian Metrics, plataforma de mensuração de audiência com base na internet das coisas (IoT).

A Invian é o braço tecnológico da The Led e fornece  sistemas para redes de out-of-home (OOH), digital out-of-home (DOOH) e retail media.

A ferramenta, feita em parceria com a Group Link One, funciona para qualquer player de mídia OOH, seja interna, externa ou em movimento.

A tecnologia utiliza sensores BLE (Bluetooth Low Energy) para captar fluxos de forma passiva, precisa e 100% anônima.

Ainda, converte sinais digitais em métricas de fluxo, permanência e comportamento.

O diferencial em relação a outras ferramentas de medição de OOH é a aplicação de camada de dados chamada Visibility Adjusted Content (VAC).

O VAC contabiliza apenas pessoas que passaram pelo campo de visão do painel publicitário.

“Os equipamentos [tradicionais] têm um sensor que capta todo mundo que passa por ali, até quem passa por trás do painel e não vê a mensagem publicitária”, explica Marco Frade, diretor do Invian Metrics.

“Aplicamos o Cone de Eficiência, que contabiliza só quem passou nesse cone de visibilidade”, complementa.

Segundo Frade, a tecnologia se torna mais interessante e precisa para o anunciante, que sabe quem realmente viu a mensagem, e não apenas quem passou pelo local sem impacto.

Invian garante privacidade

A Invian Metrics garante privacidade na contagem do tráfego por meio do ID dos dispositivos móveis das pessoas, sem uso de câmeras ou coleta de dados pessoais.

Assim, a ferramenta contabiliza quantos MAC Addresses passam pelo hardware que contém a mensagem publicitária, e identifica o volume de homens e mulheres, com faixa etária e classe social.

Contudo, não os identifica individualmente, por questões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Pegamos esse ID e cruzamos com as listas de telefonia da Vivo, Claro e TIM para entender qual é o deslocamento daquela pessoa, sem identificar o indivíduo e o equipamento mobile”, diz Frade.

“Vamos poder, em algum momento, medir a jornada do cliente, desde a hora que sai de casa, transita pela rua e passa pelo OOH, até o momento em que é impactado em alguma loja”, acrescenta Kelson Schmitt, CEO da Invian Metrics.

De fato, a ferramenta, com integração ao Invian Player, é capaz de cruzar dados de exibição com audiência em tempo real e oferece métricas comparáveis às de mídia digital.

Essa possibilidade de cruzar dados, portanto, refina a audiência e entrega resultados mais assertivos ao planejador de mídia, marcas e anunciantes.

Ainda, é possível integrar a Invian Metrics a sistemas de mídia, o que facilita o planejamento das agências sem precisar sair da plataforma e permite planejar mídia para televisão, digital e OOH no mesmo lugar.

Invian Metrics tem simulador de campanha

Frade acrescenta que, mesmo que o cliente não tenha sistemas de mídia, a Invian Metrics oferece um simulador de campanha.

A plataforma está disponível para veículos de mídia, agências e anunciantes.

De fato, pilotos já foram aconteceram em diferentes estados do Brasil e no México, com o mapeamento de ambientes internos de retail media e externos.

O objetivo da The Led é atuar, inicialmente, em 15 capitais e depois se expandir para cidades de grande circulação.

Contudo, mercados menores não devem receber a tecnologia por conta de custos e baixa mensuração.