Conexões verdadeiras: fundamentais em tempos de IA
A combinação da música, do cinema e da tecnologia garantem uma experiência que faz refletir não apenas sobre negócios e construção de marcas, mas sobre a vida
A combinação da música, do cinema e da tecnologia garantem uma experiência que faz refletir não apenas sobre negócios e construção de marcas, mas sobre a vida
14 de março de 2023 - 13h26
Meu primeiro dia no SXSW começou com o Chairman da Disney Parks, Josh D’Amaro, dando um show de storytelling e conexão “quando as pessoas se divertem juntas, se conectam profundamente”. Isto explica parte da magia dos parques da Disney, onde as pessoas se desconectam do mundo exterior e se conectam com elas mesmas e com as pessoas que estão vivendo a experiência junto. No South by Southwest o sentimento é parecido, já que aqui temos uma grande mistura de arte, ciência e conexão. A combinação da música, do cinema e da tecnologia garantem uma experiência que faz refletir não apenas sobre negócios e construção de marcas, mas sobre a vida.
Como será o comportamento das próximas gerações? Tentar prever o futuro é algo que a humanidade faz desde sempre – nada mais natural do que a curiosidade. Aqui em Austin fica claro que não é apenas imaginar, e sim criar. Afinal, a tecnologia é uma ferramenta poderosa que já transformou a forma de viver muitas vezes, mas a maneira que a utilizamos definirá se será bom ou ruim.
Cada aspecto da vida será ampliado pela inteligência artificial generativa, diversas áreas serão transformadas e uma das principais será a medicina. É importante lembrar que, para utilizar a IA da melhor forma, é fundamental ter a capacidade de fazer as perguntas, além discernir o que é verdadeiro e de alta qualidade, do que não é.
Na era de tanta informação e IA generativa, o pensamento crítico será uma habilidade ainda mais necessária para as próximas gerações. Ao mesmo tempo, comunicação e conexão emocional serão cada vez mais fundamentais nesta nova era. Mas isso é bom? Depende de como as novas tecnologias serão utilizadas e de como nos prepararmos como sociedade para isso.
Em seu relatório sobre tendências tecnológicas, a futurista americana Amy Webb destaca que é fundamental prestar atenção quando novos sinais estão se formando, porque alguns podem durar muito tempo e se transformar em tendências impactantes, enquanto outros podem desaparecer. Além disso, ela acredita que os líderes que prestam atenção às tendências importantes e se adaptam às mudanças tomam melhores decisões e obtêm melhores resultados.
Durante sua palestra no South by Southwest, Amy propôs alguns exercícios. Um deles: qual a melhor forma de utilizar as novas ferramentas de “assistência”? Precisamos preparar as pessoas para usá-las e dominar o uso da IA. É fundamental disponibilizar avanço da educação e preparação para que todos estejam preparados para potencializar o uso da tecnologia ou as diferenças de oportunidade só irão aumentar. A ausência deste conhecimento traz o risco de aumentar o gap de quem não está preparado.
Proponho aqui então mais uma reflexão: como a inteligência artificial pode potencializar seus negócios e a construção de marcas com propósito legítimo e sustentável?
Criar o futuro de negócios prósperos e sustentáveis, potencializados pela Inteligência Artificial e seus desdobramentos, depende de perguntas e decisões de qualidade.
Neste momento, termino de escrever de um café, pausa para refletir sobre tantas novidades e possíveis disrupções na forma de viver. Nesta viagem estou com mulheres incríveis do Todas Group e ao longo dos dias conheci pessoas de diversas áreas. A música pela cidade e tantas pessoas interessantes para conversar inspiram e a vontade de conexão com o humano só cresce.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo