Qual tendência tech realmente vem pra ficar?
A diferença entre o conteúdo de 2022 e 2023 e o que será que aconteceu com as tecnologias que bombaram no evento no ano passado
A diferença entre o conteúdo de 2022 e 2023 e o que será que aconteceu com as tecnologias que bombaram no evento no ano passado
9 de março de 2023 - 11h39
Olhar a agenda do maior festival de inovação e tecnologia do mundo, o SXSW, já é um primeiro passo para entender o que o vem por aí e quais são as tendências para 2023; todas as expectativas, exercícios de futorologia, empresas que vão bombar nos próximos anos, plataformas e o hype máximo do tech. Ou seja, nem é preciso ir ao evento para ter certeza do que vai acontecer, é só olhar a grade. E está muito óbvio, não é?
Então, pode não ser exatamente assim.
Indo pelo segundo ano consecutivo ao festival, é bem interessante ver as diferenças de conteúdo entre 2022 e 2023. Pergunte a qualquer um que estava em Austin em março do ano passado qual tema iria bombar no SXSW naquela época e com certeza a resposta seria:
“Metaverso, Web3 e NFT! É isso, definitivamente. Vou inclusive mudar todas as minhas reuniões para o Metaverso, comprar gadgets e lançar meus colecionáveis em NFT e cheguei no futuro.”
E é claro que muitas dessas coisas de fato evoluíram, furaram a bolha de tecnologia e inovação e avançaram para aplicações interessantes. Mas no SXSW 2023 essas mesmas tendências parecem não ter nenhum espaço na programação (ou quase nenhum para ser justa). Este ano o tema do momento – que todos já sabem – será Inteligência Artificial, OpenAI, Chat GPT e as discussões das possibilidades e limites éticos do uso dessas ferramentas.
Além disso, a nova edição do evento vem com uma grande diferença: isso já está acontecendo. E avançando com uma velocidade que a curadoria do South by (nome para os íntimos) deve ter sofrido para conseguir acompanhar. Entre a escolha das palestras e o início do festival, bem do final de 2022 para o início de 2023, o ChatGPT ganhou mais de 100 milhões de usuários em apenas 2 meses, se tornando o app de maior crescimento da história.
(E enquanto você lê esse texto provavelmente alguma outra plataforma fez uma integração com o app, teve uma nova versão e já se discute um novo problema ou nova possibilidade para seu uso.)
Ansiosa aqui então para saber quais serão as previsões diante de um cenário que tem mudado tão drasticamente em tão pouco tempo e se em 2024 teremos a mesma sensação… ou se tudo já terá mudado de novo.
Que venha o SXSW 2023!
P.S: esse não foi um texto escrito com Chat GPT.
P.S.2: eu, sei, é exatamente o que uma AI que quer se passar por um humano diria, mas juro que não é!
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo