12 de março de 2023 - 13h35
Crédito: Dogura Kozonoe
Austin, no Texas, nos Estados Unidos, está sediando a 35ª edição do SXSW, um festival anual de inovação, tecnologia, música, cinema e mídia interativa que ocorre desde 1987. No primeiro dia do evento, todos estão animados e curiosos para assistir à palestra de Josh D’Amaro intitulada “Criando Felicidade: A arte e a ciência da narrativa dos parques da Disney”. Josh começa contando a história de Walt Disney, um inovador que começou sua startup, a Disney Brothers Studio, em 1923 em uma garagem na Califórnia, com o propósito de criar felicidade.
Em seguida, Josh explica como administra as experiências imersivas dos parques e a inovação de produtos, dividindo-os em três pilares: Narrativa, Criatividade e Inovação. Ele demonstra isso na prática, convidando Imageneers para o palco do SXSW. A primeira Imageneer apresenta um sabre de luz, que é ligado por Josh, fazendo a plateia delirar e arrancando sorrisos instantâneos – inclusive o meu, que também sou fã de Star Wars. Esse momento foi um dos pontos altos da palestra. A Imageneer explicou como foi complexo fazer vários componentes em miniatura para que coubessem dentro do sabre.
Em seguida, outro Imageneer traz uma lâmpada com a fada Sininho, que é interpretada por uma atriz através de tecnologia de projeção ao vivo, a platéia fica admirada. Logo depois, um Hulk de dois metros de altura entra na plateia, com um ator em um exoesqueleto projetado para todo o peso ficar nas bases, dando conforto e agilidade para o personagem se mover e fazer piadas sobre seu tamanho. Dois Imageneers adicionais apresentam um robô humanoide com orelhas de coelho, que sai de uma caixa no palco, anda de patins e dá uma cambalhota de forma autônoma. São ovacionados.
Embora as inovações apresentadas por Josh D’Amaro no palco do SXSW possam parecer complexas, não pude deixar de pensar em um paralelo com o nosso dia a dia na Ampfy. E apesar de serem projetos complexos que requerem muito tempo e dinheiro, o propósito de todos é sempre o mesmo: criar felicidade.
Ter um propósito claro é um norte importantíssimo para guiar todas as iniciativas de marca, criar conexões e manter a narrativa relevante, independentemente do projeto em que a marca esteja trabalhando. E isso não é novidade, mas às vezes pode passar despercebido diante de toda a pirotecnia apresentada no palco. Fico feliz em pensar que estamos ajudando nossos clientes a alcançar esse objetivo.
Por isso, convido você a refletir: seus clientes têm um propósito de marca claro?
Este texto foi escrito em parceria com o Chat GPT.