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Direção de Atores - 2011

4º lugar – 14% dos votos
Toniko Melo

O2 Filmes

O início de Toniko Melo foi em 1982, em um lugar já mágico: a produtora Olhar Eletrônico, em São Paulo. Para quem não lembra, foi ali, a partir dos anos 80, que despontaram outros dois ícones da comunicação brasileira: o diretor Fernando Meirelles e o jornalista multimídia Marcelo Tas.

Depois de dirigir programas televisivos, como o 23a Hora, com o repórter -personagem Ernesto Varela, (Marcelo Tas), e videoclipes, para bandas como Legião Urbana e Blitz, Toniko Melo fez sua estreia na publicidade em 1989.

A carreira do diretor tem se distinguido pela veia cômica aguçada: “Gosto dos filmes em que há ironia no bom humor e até sarcasmo na ideia”. Deixou essa marca em comerciais já antológicos, como os para Brastemp, postos Ipiranga e Semp Toshiba.

A descoberta da vocação, lá no início da adolescência, também merece tratamento cômico pelo diretor: “Talvez o clique tenha se dado quando fui expulso, no primeiro semestre, de uma escola de padres em Higienópolis. Eu tinha de 12 para 13 anos e passei o segundo semestre inteiro em casa, estudando com professoras particulares e vendo todos os filmes da Sessão da Tarde, até o último filme do Corujão”.

Melo se diz fascinado por filmes que transmitam uma ideia: “Pode ser pelo humor, emoção, dedução, tanto faz. Quem consegue isso é porque é craque”. Depois de dois anos dedicando-se exclusivamente ao primeiro longa-metragem, chamado VIPs, vencedor do Festival do Rio 2010, reencontra uma questão ainda sem solução no mercado de produção publicitária: a verba diminuta. “O valor pago pelos filmes parece estar minando o poder dos diretores de fazer bons trabalhos. Ele não para de despencar, enquanto o custo da mídia não para de subir. Isso é o que eu chamo de homicídio coletivo de um mercado”.

Um contador de histórias é, sobretudo, uma convicção, na opinião de Melo: “Se me derem uma história, eu vou contá-la. Se não, vou inventá-la”.

Combinado.

(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 21 de março de 2011)

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