Assinar

Facebook se une ao Le Monde contra notícias falsas

Buscar

Facebook se une ao Le Monde contra notícias falsas

Buscar
Publicidade
Últimas notícias

Facebook se une ao Le Monde contra notícias falsas


7 de fevereiro de 2017 - 12h37

Oito produtores de conteúdo franceses irão colaborar com o Facebook para reduzir a incidência de notícias falsas na plataforma, afirmou a empresa na última segunda-feira, 6, ao Le Monde. A plataforma vem enfrentando críticas e pressão para realizar mais ações contra a disseminação das notícias falsas na rede social, o que considerado por alguns, o fator que colaborou com a eleição de Donald Trump.

O projeto envolve a Agência France-Presse, BFM-TV, Franceinfo, France Médias Monde, L’Express, Liberation, Le Monde e 20 Minutes, e replica o modelo apresentado em dezembro nos Estados Unidos.

O Facebook irá possibilitar os usuários marcarem informações que eles suspeitem que sejam falsas, o que torna os links acessíveis para os parceiros de mídia verificarem o conteúdo. Se dois parceiros marcarem a informação como falsa, o post irá aparecer no Facebook com um banner sinalizando.

Os algoritmos do Facebook podem ser alterados para reduzir a circulação do post, de acordo com a publicação.

“Foi isso que nos convenceu a participar”, afirmou o editor chefe do Le Monde, Jérôme Fenoglio. “Pela primeira vez, será possível mudar os algoritmos se for notado algum problema editorial com o post”.

O Facebook também anunciou que irá dar suporte para uma plataforma que verifica conteúdo chamada CrossCheck. Os usuários poderão mandar perguntas e juntar informações divulgadas por 16 veículos franceses, incluindo AFP, Le Monde, Libération, Franceinfo e France Médias Monde. O Google também faz parte da iniciativa.

No mês passado, o Facebook também fez uma ação semelhante na Alemanha, onde os políticos expressaram preocupações que as notícias falsas pudessem interferir com as eleições de setembro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário