Facebook se une ao Le Monde contra notícias falsas
Buscar
Mariana Stocco
7 de fevereiro de 2017 - 12h37
Oito produtores de conteúdo franceses irão colaborar com o Facebook para reduzir a incidência de notícias falsas na plataforma, afirmou a empresa na última segunda-feira, 6, ao Le Monde. A plataforma vem enfrentando críticas e pressão para realizar mais ações contra a disseminação das notícias falsas na rede social, o que considerado por alguns, o fator que colaborou com a eleição de Donald Trump.
O projeto envolve a Agência France-Presse, BFM-TV, Franceinfo, France Médias Monde, L’Express, Liberation, Le Monde e 20 Minutes, e replica o modelo apresentado em dezembro nos Estados Unidos.
O Facebook irá possibilitar os usuários marcarem informações que eles suspeitem que sejam falsas, o que torna os links acessíveis para os parceiros de mídia verificarem o conteúdo. Se dois parceiros marcarem a informação como falsa, o post irá aparecer no Facebook com um banner sinalizando.Os algoritmos do Facebook podem ser alterados para reduzir a circulação do post, de acordo com a publicação.
“Foi isso que nos convenceu a participar”, afirmou o editor chefe do Le Monde, Jérôme Fenoglio. “Pela primeira vez, será possível mudar os algoritmos se for notado algum problema editorial com o post”.
Iniciativas para combater notícias falsas
No mês passado, o Facebook também fez uma ação semelhante na Alemanha, onde os políticos expressaram preocupações que as notícias falsas pudessem interferir com as eleições de setembro.
Compartilhe
Veja também
-
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
-
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário
-
-
-