Projeto voltado à transparência da mídia é lançado no Brasil
O mapeamento Media Ownership Monitor (MOM) criará um banco de dados atualizados sobre empresas de mídia e verbas para o setor
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Um novo projeto de comunicação se propõe a mapear os maiores grupos controladores de empresas de mídia, seus interesses econômicos e o uso das verbas públicas no setor. Entitulada Media Ownership Monitor (MOM), a iniciativa já foi levada a 110 países e, no Brasil, é fruto de uma parceria entre a ONG Repórteres sem Fronteiras e o coletivo Intervozes.
O mapeamento criará um banco de dados atualizado continuamente, com as 40 maiores empresas de comunicação do país, seus controladores e as regras às quais estão submetidos. Pelo tamanho territorial, o Brasil terá também um levantamento sobre a mídia regional, o que até então era inédito no projeto.
O objetivo é responder a perguntas que ajudem a trazer mais transparência para o universo midiático, elucidando quem são os proprietários de veículos, a regulação do setor e se há uma política de Estado para uso das verbas publicitárias públicas.
A pesquisa será realizada nos próximos meses e a divulgação dos resultados está prevista para outubro. A metodologia é universal, portanto os dados brasileiros poderão ser comparados com os de outros países. A coleta e análise dos dados será desenvolvida com indicadores com base no EU-funded Media Pluralism Monitor, do Instituto Universitário Europeu de Florença, bem como no trabalho Indicadores de Desenvolvimento da Mídia, produzido pela Unesco, no estudo do Conselho Europeu sobre metodologias para medir a concentração dos meios de comunicação, dentre outros.
A iniciativa foi proposta e lançada pela seção alemã da organização internacional de direitos humanos Repórteres sem Fronteiras (RSF) e é financiada pelo Ministério Federal de Desenvolvimento Econômico e Cooperação (BMZ) da Alemanha.
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