Webinars

Publicidade

Comunicação da Black Friday

Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo do Google Brasil, fala sobre como a marca deve se posicionar nas campanhas

AssistaComunicação da Black Friday

Exclusivo para assinantes

Gravado em 26 de September de 2023

Black Friday: pesquisa feita pelo UOL no ano passado mostra que 92% dos brasileiros pesquisam o preço dos produtos e serviços antes de fazer as compras da data.

O público está disposto a fazer compras na Black Friday deste ano.

Comportamento na Black Friday

É o que revela a pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, que ouviu 1,8 mil brasileiros, que são usuários de internet, para mapear seu comportamento nesta data especial de ofertas pelo comércio.

Assim, segundo a pesquisa, duas em cada três pessoas pretendem fazer compras na próxima Black Friday, que acontece no dia 24 deste mês.

Contudo, para esse público, o preço dos itens buscados é fator determinante para definir se a compra será ou não realizada.

Antecedência da Black Friday

Em 57% dos casos, a antecedência das pesquisas chega a dois meses ou mais. Já 21% dos consumidores começam a pesquisar um mês antes.

O estudo também olha para principais fatores que influenciam na decisão de compra online, além do preço.

Dessa forma, o campeão foi o valor do frete ou frete grátis, com 55%. Em segundo lugar, 29% citaram prazo de entrega. A terceira colocação ficou com credibilidade ou segurança do site/aplicativo 27%.

Tão importante quanto Natal

A data é tão importante quanto o Natal e o Dia das Mães para o comércio.

Com base nessas informações, o objetivo é entender como a marca deve se posicionar nas campanhas de forma a ter efetividade.

Isso porque a marca tem que trabalhar para não entrar na onda de “black fraude”, em que a tática de aumentar os preços antes para dar sensação de desconto depois coloca em dúvida a credibilidade dos consumidores.

O objetivo é tanto falar desse posicionamento quando de branding, já que a Black Friday é o tipo de data que cria awreness e identificação com a marca.

 

Convidados
  • Comunicação da Black Friday

    Gleidys Salvanha

    Diretora de negócios para Varejo do Google

    Com passagem por agências como W/Brasil, Y&R e Publicis, Gleidys chegou ao Google em abril de 2013 como head of agency assumindo a liderança de varejo em setembro de 2018.

Compartilhe

Exclusivo para assinantes

Gravado em 26 de September de 2023