Silvana Bahia batalha para fomentar a diversidade no meio da tecnologia 

Buscar
Publicidade

Podcast

Silvana Bahia batalha para fomentar a diversidade no meio da tecnologia 

Fundadora da PretaLab e co-diretora executiva do Olabi é a última entrevistada da segunda temporada do Falas Women To Watch 


11 de outubro de 2023 - 13h57

Silvana Bahia, jornalista, fundadora da PretaLab e co-diretora executiva do Olabi, é a última entrevistada da segunda temporada do Falas W2W (Crédito: Divulgação)

No episódio 30 do videocast Falas W2W, Regina Augusto, apresentadora e curadora de conteúdo do Women To Watch, recebe Silvana Bahia, jornalista, fundadora da PretaLab e co-diretora executiva do Olabi, organização que acredita que as inovações e as tecnologias podem trabalhar para uma sociedade mais ética, diversa e inclusiva.  

Neste episódio, a convidada conta sobre sua trajetória profissional e discute as relações entre diversidade e tecnologia, uma vez que o setor ainda batalha para ser mais inclusivo. 

“Diversidade não é uma coisa que está na prateleira pra gente comprar. Não está à venda. Existe para fomentarmos, para plantar e regar. Então esse talvez seja o principal momento de fazer isso”, opina. 

Silvana também é pesquisadora associada do grupo de arte e inteligência artificial da Universidade de São Paulo (USP). Em uma das discussões acerca dos avanços tecnológicos, ela comenta: “Os dados também carregam cultura, não são neutros. A visão de mundo de quem cria essas tecnologias também está embutida nesse processo, e discutimos pouco sobre isso. E, quando eu falo que as tecnologias têm um potencial enorme de transformação da sociedade, é porque realmente acredito nisso. Mas elas também podem aprofundar as desigualdades que já existem”.

Falas Women to Watch tem como objetivo dar visibilidade e fomentar debates sobre o espaço feminino no mercado de trabalho. São, ao todo, 15 episódios exibidos semanalmente às quartas-feiras e disponíveis em todas as plataformas de áudio e vídeo.

Assista à entrevista.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Itaú Mulher Empreendedora abre 10 mil vagas gratuitas para capacitação

    Itaú Mulher Empreendedora abre 10 mil vagas gratuitas para capacitação

    Realizado em parceria com a Lys Academy, curso via WhatsApp oferece opção em espanhol para alcançar mulheres em situação de refúgio

  • Das revistas femininas à influência: as transformações de Luanda Vieira

    Das revistas femininas à influência: as transformações de Luanda Vieira

    A criadora de conteúdo e podcaster fala sobre sua carreira, burnout e influência digital