Jandaraci Araújo defende a jornada da mulher negra e indígena no mercado de trabalho
Co-fundadora do Conselheira 101 discorre sobre sua trajetória profissional em novo episódio do videocast Falas
Jandaraci Araújo defende a jornada da mulher negra e indígena no mercado de trabalho
BuscarCo-fundadora do Conselheira 101 discorre sobre sua trajetória profissional em novo episódio do videocast Falas
Meio & Mensagem
20 de setembro de 2023 - 14h28
Está no ar o décimo terceiro episódio da segunda temporada do videocast Falas apresentado por Regina Augusto, curadora de conteúdo do Women to Watch. Nesta edição a jornalista conversa com Jandaraci Araujo, co-fundadora do Conselheira 101, programa que visa a inclusão de mulheres negras e indígenas em conselhos de administração. Ela também é Conselheira Independente de Administração no Instituto Inhontim e no Instituto Tomie Otahke, além de fazer parte dos conselhos do Capitalismo Consciente Brasil, Kunumi, Women Corporate Directors Brasil e do Grupo Future Carbon.
Jandaraci conta sobre a sua criação em Salvador e como o seu pai teve um papel importante na sua formação e na sua jornada como mulher. “Ele falou: está aqui o primeiro presente do seu filho ou filha — um caixa com um enxoval completo —, e pode contar comigo para continuar seus estudos e fazer o que você tem que fazer. E isso, naquela época… foi dele essa atitude. E segui, fiz o que quis, não deixei de estudar”, conta.
“Ser nordestina é uma camada a mais. Além de ser mulher, preta. Está feito o combo para uma série de agressões, preconceitos e discriminações. E o exercício de ir quebrando essas barreiras toma muito tempo, mas eu nunca deixei de ficar atenta a quem eu podia alcançar. Na minha trajetória profissional, sempre procurei trazer um menino preto ou menina preta que fosse estagiária, assistente, colega. Toda oportunidade que eu via, eu trazia um preto”, afirma.
A entrevistada ainda discorre sobre a jornada da mulher negra e indígena no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
Falas Women to Watch tem como objetivo dar visibilidade e fomentar debates sobre o espaço feminino no mercado de trabalho. Serão ao todo 15 episódios exibidos semanalmente às quartas-feiras e disponíveis em todas as plataformas de áudio e vídeo.
Assista à entrevista.
Compartilhe
Veja também
Como as mulheres estão moldando o mercado dos games
Lideranças femininas de diferentes players falam sobre suas trajetórias profissionais na indústria
Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma
Prestes a completar 25 anos à frente do projeto e com nova ação no TikTok, a chef, autora e empresária revela os desafios de levar comida de verdade dos livros de receitas para outros espaços