Surge um novo ciclo de serviços voltado para mulheres

Buscar

Surge um novo ciclo de serviços voltado para mulheres

Buscar
Publicidade

Marketing

Surge um novo ciclo de serviços voltado para mulheres

Com o avanço das discussões sobre diversidade de gênero, as iniciativas relacionadas ao público feminino devem gerar valor e evitar o oportunismo


29 de maio de 2017 - 9h14

A evolução nas discussões sobre diversidade de gênero, que é pauta na sociedade, nas empresas e na propaganda, vem propiciando o surgimento de um novo ciclo de serviços desenvolvidos especificamente para mulheres. Essas novas empresas, muitas delas startups, se apegam na geração de valor em demandas específicas e em resposta a problemas atuais. Os casos de assédio em táxis e em serviços de carona, por exemplo, motivaram a criação de um aplicativo de transporte de mulheres para mulheres. A dificuldade de mães se recolocarem no mercado de trabalho deu origem ao site Contrate Uma Mãe e demandas pontuais ligadas ao público feminino deram margem para a criação de um aplicativo de farmácias voltado às mulheres.

De acordo com Marienne Coutinho, sócia da KPMG no Brasil, a criação de serviços específicos para as mulheres é um progresso por ser consequência de uma resposta ao momento atual e suas demandas. “Alguns serviços são direcionados a mulheres por resultarem de uma necessidade identificada para o gênero como táxi para mulheres para lidar com questões de segurança, treinamentos específicos para habilidades menos presentes nas mulheres profissionais como negociação e networking”, diz Marienne.

Para ela, no entanto, se a proposta de valor não for bem definida, os serviços podem soar oportunistas. “Quando não há um link claro no tocante a valor gerado – exemplo uma caneta para mulheres ou cerveja para mulheres – nesses casos, o resultado negativo pode vir também do fato do produto ‘para mulheres’ estar relacionado a um estereótipo ultrapassado de gênero”, diz Marienne. Ainda de acordo com ela, mais empresas surgirão com essa proposta. “O assunto está na moda, há um mercado que compra e que necessita de alguns serviços e produtos direcionados. Nem todos serão bem-sucedidos e não sei por quanto tempo o sucesso deverá perdurar. Os bem-sucedidos, a meu ver, serão os que conseguirem se adaptar às mudanças de tendência e mercados, pois o debate do tema se gênero (não a erradicação dos problemas) tende a evoluir ainda mais”, afirma.

Caso recente do que Marienne considera oportunismo foi a criação, em janeiro, dos rótulos da cerveja Proibida voltado a mulheres. A empresa criou a “Puro Malte Rosa Vermelha Mulher” descrita como “uma cerveja delicada e perfumada, feita especialmente para a mulher”. O novo produto da Proibida recebeu uma série de reclamações de consumidores que consideraram inapropriada a criação de um tipo de cerveja especial para o público feminino. Na ocasião, em entrevista ao Meio & Mensagem, Thais Fabris, fundadora e diretora da 65/10, consultoria especializada em comunicação para o público feminino, afirmou que a estratégia de produtos e serviços também não pode ficar a margem do debate sobre diversidade. “Antigamente não tínhamos uma maneira diferente de delimitar um target, mas hoje é possível pensar na grande diversidade de comportamento que temos e atingir um público específico”, pontua.

Charles-Henry Calfat, CEO do FemiTaxi, uma espécie de Uber de mulheres para mulheres, explica que a empresa surgiu após ele ouvir de amigas reclamações do comportamento inadequado de alguns motoristas durante as corridas. “Com isso, perguntei para elas o que achavam da ideia de fazer um aplicativo que conectava taxistas mulheres com clientes mulheres. Na hora, todas acharam uma excelente iniciativa. Na época cheguei a registrar a ideia, mas me faltava experiência especialmente no setor de tecnologia. Nos últimos seis meses o tema de assédio nos transportes acabou voltando à tona e decidi que seria o momento ideal para lançar o FemiTaxi, após uma experiência com um site de crowdfunding”, diz Calfat.

 

O FemiTaxi é o Uber de mulheres para mulheres

De acordo com Calfat, no processo de criação da empresa eles levaram em consideração uma pesquisa na qual 56% das mulheres preferiam ser conduzidas por taxistas mulheres. “Este dado deu ainda mais força para o nosso aplicativo, uma vez que mensurou a real demanda pelo serviço. ” Para ele, o maior desafio atual ainda é atender a grande procura de mulheres que querem utilizar o serviço. “Nos horários de pico, a demanda aumenta e a oferta nem sempre é suficiente. Além disso, a noite muitas motoristas têm medo de trabalhar”, afirma.

O Farmácias APP, uma espécie de iFood das farmácias, vem investindo em especializar-se no público feminino e nas demandas deste segmento. Robson Michel Parzianello, CTO da empresa, conta que o serviço de farmácias é muito específico e que sendo a mulher uma das principais consumidoras é fundamental a especialização. “Diferente do público masculino, as mulheres são mais fiéis às marcas. Quando elas encontram uma marca ou produto que corresponde às suas necessidades, criam confiança e fidelização na compra. Além disso, também é notável que as mulheres seguem tendências específicas, especialmente, no que diz respeito ao consumo de produtos de saúde, beleza e cosméticos”, diz Michel.

No mês passado, um site foi criado para conectar empresas e profissionais mães. O blog Contrate uma Mãe foi criado pela agência TeamWorker e seu principal objetivo é atender às mulheres que possuem dificuldade de voltar ao mercado de trabalho depois da maternidade. Outra empresa atenta a esse movimento é a M’Ana – Mulher conserta para Mulher, serviço de manutenção residencial e comercial de mulheres para mulheres. A empresa surgiu após a paulista Ana Luisa Correard se sentir intimidada pela forma como foi tratada por um homem que foi até sua casa trocar o botijão de gás. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil