
Opinião

Artigos
2023
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Patrocínio secreto
Para evitar que legislações como as de Nova Iorque se espalhem mundo afora, o Airbnb investe pesado em lobby, mas outra estratégia com o mesmo objetivo é também eficiente e pouco falada
Não tenho tempo para o Sauditão
Para a estratégia da Arábia Saudita para sua liga de futebol funcionar, comprar o sucesso nas plataformas online não será suficiente
Quem é o dono da sua carreira?
Eventualmente, o mercado nos coloca numa espécie de xeque-mate executivo
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Invisível
Se o futebol feminino se desenvolveu tanto, o que então justifica a timidez generalizada do mercado publicitário?
Mãos atadas?
Marcas, muitas vezes presas por contratos, têm menos poder do que se imagina, mas, com coragem, podem influenciar destinos das crises
Quanto mais, melhor?
A lógica da escassez, tão bem praticada por certas marcas para aumentar sua percepção de valor, deveria ser inspiração aos administradores do futebol brasileiro
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O ChatGPT não irá me substituir
Podemos usar a ferramenta para nos ajudar a contar as histórias que só nós sabemos, fazendo com que as tarefas repetitivas do trabalho sejam menos dolorosas e demoradas, mas o contrário não é verdadeiro
Tratamento de rebanho
Ao contrário de indústrias como o setor aéreo e o financeiro, que compensam clientes fiéis, o futebol trata seus torcedores como uma massa homogênea
Desconfie do futebol
Sem alarde, algumas ONGs tiveram impacto maior que empresas, jogadores e políticos para forçar o Catar a mudar para melhor nos últimos 12 anos
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Comemoração precoce pega mal
É importante entender a diferença entre planos bem executados e os resultados reais atingidos
Vida longa ao “ao vivo”
Ainda que plataformas digitais sejam relevantes para amplificar comunicação das marcas, nada substitui emoção dos eventos in loco
O locutor é inocente
Clubismo nas transmissões é tão real quanto correto; não se trata de preferência, mas de uma questão de negócios
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Sportswashing: o marketing imoral
Esporte tem sido utilizado por ditadores e líderes de regimes pouco democráticos para mudar suas imagens
Patrocinando o futuro do futebol
Liga independente, que vem sendo desejada e planejada pelos clubes brasileiros, poderá elevar a receita de todos os envolvidos
Quando o patrocínio não funciona
Associar uma marca a evento, pessoa ou clube de reputação questionável é garantia de impactos negativos, mas ainda há departamentos de marketing desatentos a isso
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O esporte virtual
5G, transmissão em VR e óculos para a tecnologia mudarão radicalmente as experiências dos torcedores e das marcas
Olimpíadas ou Direitos Humanos?
Jogos de Inverno, em Pequim, serão desafio especial aos patrocinadores
O que nosso futebol pode aprender com a NFL?
Liga vendeu direitos de mídia por US$ 110 bilhões por 11 anos
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Os muitos usos dos patrocínios
Ações podem unir esportes e atletas a temas tão variados quanto sustentabilidade, diversidade, inclusão e engajamento de equipes
O dobro de Copas
A FIFA estuda o interesse e viabilidade de realizar seu principal evento a cada dois anos
Um Token para chamar de meu
Embora tenha animado fãs do esporte e muitos clubes, por ser uma nova fonte de receita, contratos com empresas de Fan Tokens devem ser analisados com cautela
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Depois das Olimpíadas
Não espere maio de 2024, quando faltarem só dois meses para as próximas Olimpíadas em Paris. O esporte precisa do nosso apoio todos os dias, todos os meses e todos os anos
Cristiano pede água
A Coca-Cola investe na Euro há 30 anos, assim, o problema em tirar as garrafas da mesa não é moral, mas sim contratual
Ainda vale a pena insistir
Todos os eventos da última década tiveram desafios que pareciam insuperáveis, mas no final aconteceram
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Ativos e funcionários
Nos clubes de futebol, jogadores têm um tratamento que desafia a lógica de qualquer profissão
Um time de futebol para chamar de meu
Modernização das leis e bons exemplos de administração poderão levar o Brasil ao mercado internacional dos investidores no esporte
Vale a pena insistir
A Olimpíada tem um significado especial que transcende o esporte e o mundo nunca precisou tanto dos jogos olímpicos quanto em 2021
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Quem patrocina quem?
No futuro fluido, empresas de comunicação, de videogame, marcas e detentores de direitos serão, algumas vezes, patrocinadores e, outras, patrocinados
Telefonemas inesperados
Gerenciamento de crises não é um assunto ensinado pelas escolas de marketing e a maioria dos profissionais acaba tendo que improvisar soluções sempre que algo acontece
Mal necessário
Apesar de serem feitos com a melhor das intenções, muitos patrocínios geram problemas e impactam negativamente a reputação das empresas
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Fica a dica
Apesar da indústria do esporte ser tão rica e diversificada, as oportunidades parecem invisíveis para muitos
Tem razão quem não investe?
Nunca competiremos em igualdade com a Europa, mas podemos ser muito melhores do que somos
Um mundo sem esportes
Recuperação será mais rápida porque a demanda reprimida será compensada por uma abundância como nunca vimos
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O patrocinador mandão
Alguns decidiram administrar a área comercial, outros, a esportiva; em todos os casos, quando o dinheiro acabou e o torcedor-investidor desapareceu, o clube ficou à deriva
Sempre Flamengo
Muitos torcedores adversários acharam que a mobilização da imprensa foi excessiva. Os veículos de comunicação foram acusados de torcerem descaradamente para o time
Gut
Nos raros casos onde a decisão não for muito clara, valerá apelar para o “gut”. O “gut” não decide sozinho, apenas desempata
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Background checks
Há muitas empresas que delegam este serviço para suas agências de propaganda ou eventos, o que é uma receita para problemas futuros
Como internacionalizar o futebol
As maiores ligas e clubes europeus já têm representantes nos Estados Unidos, China e até no Brasil
Resista à Fomo
Não é porque todos parecem querer investir em games que você precisa fazer o mesmo
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Não dá mais para ignorar o futebol feminino
Você acha que as jogadoras da modalidade merecem ganhar o mesmo que os homens?
Uma campanha portuguesa, com certeza
Em uma época onde quase todas as marcas podem ser substituídas, sem muito sofrimento para seus consumidores, fidelidade eterna é um conceito quase inatingível
Como a Amazon pode salvar o futebol brasileiro
Jeff Bezos, compre todos os times da Série A do Campeonato Brasileiro, incluindo seus jogadores e estádios, sugere Ricardo Fort
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A Copa no deserto
O que já foi feito e o que ainda falta fazer para que o Catar proporcione em 2022 um ótimo evento para quem assistir in loco e para quem acompanhar à distância pela mídia
Os esculhambáveis
Se você tem mais que 35 anos, é da última geração que aceitou ser esculhambada no trabalho e seguir em frente como se nada tivesse acontecido
O homem que falava não
Quanto mais ele falava, mais natural ficava; chegou até a desenvolver um gosto pela coisa. Ao contrário do que pensou um dia, a vida dos pidões não mudava em nada, mas a sua ficava melhor
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Toda empresa tem um Ricardson
Vale corroer o engajamento da equipe para garantir resultados de curto prazo?
Over The Top é muito mais que a Netflix
Em um futuro não muito distante, os provedores de conteúdo via OTT oferecerão seus canais ou eventos individualmente sem passar pelos agregadores
Nem tão estúpidos, nem tão espertos
Para os publicitários, a ação da Nike com Colin Kaepernick é a redenção coletiva de todos os profissionais cansados de fazer campanhas “só para vender produtos”; já para os críticos, a empresa não avaliou as consequências negativas e achou que o problema era racial, quando na verdade era uma questão patriótica
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Meu inbox é maior que o seu
O que deveria dar vergonha, virou motivo para contar vantagem
Conselhos para o Neymar
Chegou a hora de você deixar de ser o “Júnior” e passar a ser o único Neymar no mundo que realmente importa
Receita para ganhar a Copa
É preciso ativação em escala global, planejamento extraordinário e meticulosa execução no país-sede
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Campanha viral antirracismo na Suécia retoma ação de Coca-Cola
Diante de ataques contra o jogador sueco Jimmy Durmaz, internautas reproduziram as embalagens em que ele aparece para dizer basta ao racismo
Direto da Rússia: A estratégia de adaptação da Lays durante a Copa
Em aeroportos das cidades sede, mobiliário urbano, pontos de venda e outras mídias, vemos Lionel Messi comendo as batatinhas por toda parte
Direto da Rússia: Mobiliário urbano é tomado pelo futebol
Em uma caminhada rápida em Moscou, deparei-me com um mobiliário urbano onde 3 das 4 campanhas falavam de futebol.
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Direto da Rússia: Adidas escolhe a hora e o lugar certo
Marca patrocinadora oficial do evento, da seleção russa e de Messi esteve no lugar certo e na hora certa na véspera da abertura
Direto da Rússia: concorrência acirrada entre Visa e Mastercard
Monitores com publicidade eletrônica nas esteiras de bagagem dos aeroportos da Rússia mostram mensagens da Visa (patrocinadora oficial do evento) e da Mastercard
Meus dez mandamentos
Separar o pessoal do profissional é fundamental para um julgamento isento no trabalho — o que não é fácil quando se lida com algo tão apaixonante quanto o futebol
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Só três pessoas
Se fosse começar um negócio hoje, eu contrataria com base em princípios, resiliência, bom humor, curiosidade, inteligência e experiência
Priorizar é uma disciplina
Por que tantas empresas fracassam em processos de reestruturação?
O dono do break
Quando várias marcas tentam aparecer usando a mesma fórmula, todas desaparecem na mesmice da falta de criatividade
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Milagre no gelo
Quando o hóquei feminino coreano, com jogadoras do Sul e do Norte, entrar na arena dos Jogos Olímpicos de Inverno, o esporte estará fazendo algo que os governos não foram capazes de fazer
O marketing no ano da Copa
Quando o maior evento esportivo do mundo acabar, você se lembrará de cinco marcas: Adidas, Nike e outras três; o trabalho de centenas de marqueteiros será chegar no seu top 3
Nós somos melhores que isso
Comportamento dos jogadores de futebol brasileiros carrega valores muito negativos, afugenta patrocinadores e diminui potencial como produtos de marketing
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Se essa Copa fosse minha
Minhas regras teriam classificação automática de tricampeãs, vagas para países estratégicos e uma sede única
Em transição
Como enfrentar a concorrência dos millennials, recém-saídos das faculdades e mais bem preparados do que todas as gerações anteriores para trabalhar com tecnologia?
Faça como o Antonio
Uma coisa é aumentar o número de mulheres trabalhando nas agências; outra muito mais difícil é pôr um fim na tendência histórica de privilegiar os homens em outras áreas do mercado
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O publicitário famoso
Quando ele entrava na sala, sempre por último, os Leões e tudo o que eles significam vinham com ele
Ajude-me a ajudá-lo
Muitos dos problemas das agências estão na forma com que abordam potenciais clientes. Infelizmente, a maioria não se esforça nada para preparar suas propostas
Respeite as pessoas, mas desrespeite a hierarquia
Liberdade de expressão é uma das principais características das organizações de alto desempenho
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Problemas alheios
Reflexões sobre uma demissão abrupta de alguém que passou muito tempo olhando para dentro da empresa e colocou a família e a vida de lado
Funcionário canivete, use com moderação
O melhor profissional de marketing é o especialista ou o generalista capaz de desempenhar muitas tarefas de acordo com as demandas da hora?
Não ceda à pressão
Saber lidar com as cobranças é habilidade básica para a sobrevivência no mundo corporativo
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A arte de falar em público
Será possível ter uma carreira de sucesso sem o dom da oratória? Nos negócios, não. No futebol, sim.
Surf olímpico
COI tem procurado o que funciona melhor para o país sede, para o público internacional e principalmente para os jovens
A Copa do Mundo de Pega-Pega
Evento reúne doze países e tem audiência de dois bilhões de pessoas
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A super liga de futebol
Os grandes clubes estão cansados de pagar a conta de todos os outros e querem aumentar já seu faturamento
Salve-se quem puder
Mudar para o exterior é uma opção de vida que envolve fatores além do trabalho ou da economia, mas, para os que quiserem fazer isso, seguem algumas dicas
Essa camisa não te pertence
Marcas pagam milhões para exibir seus nomes nos uniformes dos atletas, mas dentre estes alguns ainda não sabem respeitar os direitos comerciais dos patrocinadores
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O fim do Uber
Lado "Darth Vader" do serviço pode colocar fim a seu futuro lucrativo
Feliz Dia da Mulher
Mudar o atual cenário de desigualdades demanda pensar e agir todos os dias do ano
Sua excelência, o Mr.CEO
A maioria das empresa incentiva seus funcionários a falarem o que pensam, dizem valorizar a liberdade de expressão e alardeiam ter uma “política de portas abertas”